Por: Nelma Inglês
Zola Ramos é um poeta, declamador e compositor angolano, membro do Movimento Literário Lev’Arte, traz em suas poesias uma ideologia de evangelização e intervenção social. Em entrevista ao nosso portal, o poeta disse estar a preparar o seu primeiro CD de poemas, intitulado “Poesia na Casa” para brindar aqueles que, de alguma forma, têm apoiado o seu trabalho.
“Há uma faca no pescoço do irmão”, “Ainda dormem”, “Eva do meu paraíso”, “Poetas na fila do banco”, e “A dor que mata uma Mãe”, são alguns dos poemas que vão constar no seu trabalho discográfico, explicou o poeta.
Segundo Zola, o lançamento do CD está previsto para o princípio do próximo ano e neste momento está em fase de promoção do álbum. O artista adiantou, ainda, que os poemas terão acompanhamento músical por ser a sua linha artística (poesia e trova).
Zola Ramos, “Simplesmente o Poeta”, como é conhecido nas lides da poesia, descobriu-se na arte de declamar em 2004, mas somente em 2008 decidiu levar a sério a carreira artística. Desde aí, tem vindo a participar em diversas actividades realizadas em Angola, desde Cerimónias de Outorga, Festivais de Poesia organizado pelo Lev’Arte, festas de casamento, palestras, baptizados e muitos outros eventos.