- Publicidade -

More

    Polícia angolana detém acusada de desfalque de 2,1 ME no banco estatal

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    As autoridades policiais angolanas detiveram uma mulher, que esteve mais de dois anos foragida no Brasil, acusada do desfalque de mais de mil milhões de kwanzas (2,1 milhões de euros) do Banco de Poupança e Crédito (BPC).

    De acordo com uma nota do Serviço de Investigação Criminal (SIC), a que a Lusa teve hoje acesso, a mulher, angolana, de 54 anos, foi detida na província de Malanje, e vai responder pelos crimes de burla por defraudação, em concurso com a falsificação de documentos, associação criminosa e fraude na obtenção de crédito ao BPC, a maior instituição financeira pública angolana.

    O porta-voz do SIC, superintendente-chefe Manuel Halaiwa, disse à Lusa que estão identificadas 20 vítimas até à presente data, com créditos de 43,2 milhões de kwanzas (92.235 euros) cada uma e com juros de mora na ordem de 51,1 milhões de kwanzas (109 mil euros) cada uma, sem nenhuma prestação da dívida paga.

    Manuel Halaiwa disse que o SIC vinha investigando o caso desde 2020, na sequência da denúncia de uma das vítimas.

    “Uma cidadã lesada fez a denúncia, em 2020, quando descobriu que tinha, além de uma conta particular no BPC, uma conta empresa, com um crédito com juros de mora. Foi a partir daí que toda a investigação começou”, frisou.

    Com um negócio na área de frios, a mulher, que desde 2014 se encontrava no Brasil com deslocações ao país para controlar os negócios que tinha em várias províncias, usava um funcionário para recolher os bilhetes de identidade de outras pessoas, comerciantes de peixe, com promessas da obtenção de crédito para o incremento das vendas.

    “Através dos bilhetes de identidade criava alvarás forjados, de empresas fictícias, abria contas empresariais e através dessas contas pedia os créditos bancários”, explicou.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    VIVA Seguros expande suas operações para Benguela

    A VIVA Seguros anunciou hoje  sua expansão de serviços com a chegada da Unidade Viva à província de Benguela, em Angola. Esta expansão faz...

    Workshop debaterá o futuro do turismo em Felipe Guerra/RN, cidade com 454 cavernas conhecidas

    No cenário de potencialidades turísticas do Rio Grande do Norte, destaca-se a região de Felipe Guerra, que abriga a maior quantidade de cavernas catalogadas...

    As decisões dos campeonatos de futebol na Europa

    O mês de Abril marca o arranque para a última milha rumo a glória nos principais campeonatos de futebol na Europa, quer do ponto...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto