Flamengo, teatro de rua, discursos e presentes. Foram estes os ingredientes utilizados para celebrar o Dia Nacional de Espanha. Um evento que serviu também para lembrar as excelentes relações entre o Cazaquistão e a Espanha não só a nível diplomático, mas também em outras áreas de cooperação.
Durante toda a semana, o pavilhão espanhol receberá diversas actividades culturais e gastronómicas.
“Queremos que o pavilhão espanhol se transforme em protagonista esta semana e que seja uma experiência global de conhecimento da Espanha para as pessoas que visitem a Expo”, disse o comissário do pavilhão espanhol na Expo, Fernando Benzo.
Angola esteve representada através da sua Comissária Geral Engenheira Albina Assis Africano, nesta cerimónia em que a presidente da Câmara dos Deputados de Espanha, Ana Pastor entregou o Colar da Ordem de Isabel, a Católica, ao presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, em nome do rei Felipe VI, que a concedeu em 23 de junho.
“Quero agradecer ao presidente Nursultan Nazarbayev pelos esforços para fortalecer as relações bilaterais baseadas na confiança e na cooperação mutuamente benéfica”, disse.
De acordo com o Real Decreto assinado por Felipe VI, a condecoração foi dada como mostra de apreço “pelo governante cazaque, a proposta do ministro de Assuntos Exteriores e de Cooperação”.