- Publicidade -

More

    Prémios SIRIUS Distingue professora  Graciana Sepangue da  província do Namibe

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Prémios SIRIUS Distingue professora  Graciana Sepangue da  província do Namibe

    O sector da Educação angolano foi uma das áreas que mereceu uma especial atenção do corpo de júri da 9ª edição dos Prémios Sirius, que decidiu atribuir o Prémio Especial de Educação à uma professora do ensino primário, constituindo-se numa inovação deste concurso, em 2023.

    De concreto, o galardão foi atribuído à professora da Iniciação e do Ensino Primário, Graciana Sepongue, que exerce a profissão há 16 anos, na escola missionária Católica Nossa Senhora de Fátima das Irmãs de Santa Doroteia, na província do Namibe.

    A entrega do respectivo galardão coube à Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, durante a gala de premiação, realizada quinta-feira (dia 30 de Março).

    Na ocasião, a também presidente de júri dos Prémios Sirius reconheceu o papel do sector da Educação no processo de ensino e aprendizagem de todos os cidadãos.

    Referiu que a atribuição deste prémio justifica-se, pelo facto da educação primária ser um dos pilares fundamentais para a construção do presente e do futuro do país.

    “A 9ª edição dos Prémios Sirius pretende reconhecer o papel fundamental do sector da Educação na construção de uma sociedade mais sã, justa e desenvolvida, com vista a garantir um futuro melhor para Angola”, acrescentou.

    Com esta iniciativa, avançou, pretende-se avaliar e reconhecer o que de melhor se faz no país e saber o potencial que existe na aposta das pessoas, desde a primeira infância, para que se construa uma sociedade mais forte e equitativa para todos os cidadãos.

    Segundo a presidente de júri dos Prémios Sirius, a atribuição do Prémio Especial da Educação obedeceu os critérios regulamentares, mediante a avaliação das condições de mercado e identificação de áreas estratégicas para o país.

    Esclareceu que o colectivo do júri recorreu também às avaliações feitas pelo Ministério da Educação, em todas as províncias do país, com base a observação de alguns critérios, como o nível de pedagogia, ética, criatividade, comunicação e interacção com a comunidade estudantil.

    Adicionalmente, Ana Dias Lourenço afirmou que o prémio visa, igualmente, construir uma cultura de gestão mais forte e competitiva em Angola.

    Por sua vez, a vencedora do prémio, visivelmente emocionada e surpreendida pelo prémio, a professora Graciana Sepongue agradeceu a iniciativa e considerou a recepção deste galardão como o reconhecimento do trabalho que os professores têm feito com amor, dedicação e carinho.

    “O professor é combatente da linha da frente, por isso vou continuar a trabalhar pela formação do homem novo, com o objectivo de instruir, particularmente, as crianças para assegurar o futuro do país”, afirmou.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Banco Bic abre inscrições para o crescer juntos e homenageia empresas co-investidoras

    O Banco BIC abriu nesta segunda-feira, 17 de Junho, as inscrições deste ano para ONGs, Fundações e Associações que necessitam de recursos financeiros e...

    Clénio & Clésio Gomes são os mais recentes acionistas do Luanda City, equipa recentemente promovida ao Girabola

    Clénio & Clésio Gomes são os mais recentes acionistas do Luanda City, equipa recentemente promovida ao Girabola É com imenso prazer que anunciamos a nossa...

    Jornalista Dalila Prata destaca-se no 21º Fórum Meteoclimatic no Média Workshop em Darmstadt (Alemanha)

    Por: Luizão Cabulo A jornalista angolana Dalila Prata destacou-se no 21º Fórum Meteoclimatic no Média Workshop em Darmstadt, Alemanha, representando Angola e a "TPA online"...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto