- Publicidade -

More

    Presidente da AN Apela aos Deputados para Evitarem Linguagem de Ódio

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Luanda, 14 de dezembro de 2023

    A presidente da Assembleia Nacional (AN) de Angola, Carolina Cerqueira, instou veementemente os deputados angolanos a adotarem uma postura de respeito à ética parlamentar e a evitar o uso de linguagem de ódio durante suas intervenções no hemiciclo. O apelo foi feito durante o discurso da cerimónia de cumprimentos de fim de ano, realizada na Assembleia Nacional, em Luanda, nesta quinta-feira.

    Carolina Cerqueira destacou a importância de manter uma linguagem elevada que dignifique a nobreza da política, ressaltando a necessidade de se afastar do discurso inflamado e polarizado. A presidente lembrou que o tema do discurso de ódio foi amplamente condenado durante a 54.ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, realizada em novembro último em Porto Louis, na República das Maurícias. Nesse encontro, os países membros propuseram a aprovação de leis nos parlamentos que impeçam a disseminação de linguagem ofensiva e desrespeitosa.

    “Somos os guardiões da concórdia e da vitalidade democrática, exemplo para jovens gerações e de tranquilidade junto das famílias e sociedade em geral. Temos que dar o exemplo, e estou convicta de que vamos deixar esse legado”, expressou a líder parlamentar.

    Carolina Cerqueira reforçou a ideia de que, apesar das diferenças políticas, é crucial criar pontes de diálogo, concórdia e consenso para fortalecer a paz política e promover o bem-estar da população representada.

    A presidente da AN também dirigiu palavras aos funcionários e agentes parlamentares, exortando-os à dedicação abnegada ao trabalho, com responsabilidade, ética, sigilo, lealdade institucional e solidariedade mútua.

    No mesmo evento, a deputada Dolinda Tchinhama, representando seus colegas, elogiou a presidente da Assembleia Nacional pela capacidade de liderança na manutenção da paz, harmonia e coesão no hemiciclo. Ela destacou a importância desses elementos para a estabilidade do poder legislativo.

    A deputada também reconheceu a dedicação de Carolina Cerqueira na defesa da igualdade de gênero, direitos humanos, articulação com o Poder Executivo e no exercício da diplomacia parlamentar. Ela ressaltou que, embora alguns pronunciamentos dos deputados tenham ultrapassado a linha ética, considera isso um processo de aprendizagem contínua.

    Carolina Cerqueira encerrou seus votos desejando a todos festas felizes e um próspero ano novo, com a esperança de que, em 2024, a Assembleia Nacional envie uma mensagem forte em defesa de Angola e de seu povo.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Divisão de Luanda dará surgimento a uma região Litoral

    A província de Luanda poderá ser dividida em uma região Litoral, com a excepção de Cacuaco, e uma outra que vai comportar os municípios...

    Angola paga USD 176 milhões da sua dívida com FMI

    Cerca de 176 milhões de dólares norte-americanos é o valor que o Governo angolano já pagou ao Fundo Monetário Internacional (FMI) desde 2021 até...

    Feira da saúde Pumangol apoia gratuitamente população carenciada

    No distrito urbano do Benfica Luanda, 21 de Junho de 2024 – A Pumangol arrancou hoje com a Feira de Saúde Anual, que decorre de...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto