A presidente da Assembleia Nacional da República de Angola, Carolina Cerqueira, emitiu um comunicado neste domingo, 1 de Outubro, condenando veementemente o atentado terrorista ocorrido em Ancara, na Turquia. O ataque aconteceu hoje, dia 1.º de Outubro de 2023, data prevista para a abertura do ano parlamentar do Parlamento da República da Turquia.
Carolina Cerqueira expressou a sua preocupação com o ocorrido e manifestou solidariedade ao povo turco e ao Parlamento. Em nome dos deputados angolanos, a presidente da Assembleia Nacional publicou uma nota de apoio, repudiando qualquer ataque que coloque em risco a integridade da democracia representativa dos estados democráticos.
A Assembleia Nacional reforçou a importância de que o povo turco e as instituições do Estado, especialmente os representantes do Parlamento turco, continuem a defender a ordem constitucional estabelecida na República da Turquia.
Vale ressaltar que o Parlamento angolano e o Parlamento turco mantêm laços frutíferos de cooperação inter-parlamentar, baseados em boas relações de amizade e troca de experiências, visando a consolidação do Estado democrático de direito, a preservação, promoção e estabilidade das instituições democráticas fortes, bem como a promoção da paz e da justiça.
O comunicado foi emitido, hoje, 1 de Outubro, pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
De acordo com um site de notícias próximo do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), o grupo, que luta há décadas contra o governo turco, assume a responsabilidade pelo ataque.