O Presidente da República, João Lourenço, deixou Luanda, hoje (sexta-feira), com destino a Brasília, capital da República Federativa do Brasil, em missão oficial.
No Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”, em Luanda, o Chefe de Estado angolano recebeu cumprimentos de despedida da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, de auxiliares do Executivo e de altos funcionários do seu gabinete.
Em Brasília, o Chefe de Estado vai assistir à cerimónia de investidura do Presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, num acto que acontece no domingo, 1 de Janeiro de 2023.
O acto contará com três momentos, sendo o primeiro no Congresso Nacional, a que seguirá outro no Palácio Presidencial (Palácio do Planalto) e, por último, na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros (Palácio do Itamaraty).
A cooperação técnica entre Angola e Brasil começou a desenhar-se em 1980 com a assinatura do Acordo de Cooperação Económica, Científica e Técnica, no dia 11 de Junho daquele ano.
No âmbito desse acordo, Angola e Brasil desenvolveram cooperação nas áreas de saúde, cultura, administração pública, formação profissional, educação, meio ambiente, desportos, estatística e agricultura.
O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola.