A cidade de Luanda continua a registar chuvas, acompanhada de trovoadas e fortes ventos, a situação está a provocar estragos, com maior incidência a inundações, vias intransitáveis, corte no fornecimento de energia e famílias desalojadas.
De acordo com a previsão do tempo, em Luanda, fornecida pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), o país vai continuar a registar presença de chuvas, pelo menos até sábado, dando trégua apenas no domingo, que será marcado com céu aberto, cuja temperatura máxima vai rondar em 31ºC e 26ºC de mínima.
Durante a noite haverá céu encoberto com temperaturas próximas aos 27°C, ventos do sul ao longo do dia, com uma velocidade média de 10 km/h. O INAMET alerta, por outro lado, aos cidadãos sobre a probabilidade de chuvas para as próximas 24 horas um pouco por todo país, onde na sexta-feira irá registar uma temperatura máxima de 29ºC e 25º C, sendo que, para o sábado, as temperaturas vão rondar entre os 29ºC e 26ºC.
Segundo o coordenador do Departamento de Vigilância Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inamet) de Angola, Gomes Muanza, o atual parâmetro de chuvas intensas que caem sobre Luanda já estava previsto no seu gráfico diário de atualizações.
Gomes Muanza, engenheiro meteorológico, deu conta também que as chuvas que se registam em Luanda, muitas vezes acompanhadas de ventos fortes e trovoadas, são originadas por nuvens convectivas (carregadas de energia que depois provocam descargas na atmosfera).
Por: Augusto Hossi