Ser criança significa ser, acima de tudo, genuinamente feliz. Para celebrar o dia internacional da criança, o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, por intermédio do Instituto Nacional da Criança e do Conselho Nacional da Acção Social, realizou hoje, 1 de junho, o acto central do Dia internacional da criança, que teve lugar na Província de Luanda, município de Belas, no interior do condómino Boa vida.
Sob lema “Todos Unidos Para a Protecção e Desenvolvimento Integral da Criança”, as actividades estender-se-ão até o dia 30 do corrente mês e irá chegar a vários pontos da cidade de Luanda.
O evento foi prestigiado pela ministra do MASFAMU, Faustina Fernanda Alves, o Vice-governador para o Sector Político e Social, Dionísio Manuel da Fonseca, o Director geral do INAC, Paulo Kalesi, o Administrador Municipal de Belas, Miguel Silva de Almeida, bem como alguns músicos do mercado nacional como Yola Araújo, Sarissari e Duc, que juntos fizeram a festa com os mais de 1.200 “baixinhos”, como são carinhosamente tratados.
“É uma grande alegria juntar várias crianças de diferentes municípios. Todos nós adultos, hoje, fomos crianças ontem, por isso apelamos aos pais para estarem mais atentos com os filhos”, disse na ocasião a Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.
Na sequência, a ministra fez saber ainda que está prevista uma marcha de repúdio de abuso sexual contra crianças, no sábado, e várias actividades para sensibilizar os pais e o público em geral quanto ao tratamento que se deve dar aos pequeninos.
Por: Ernesto Jaime