Por: Ernesto Jaime
Foto: Rosário Duarte
Mais de vinte mil alunos entre os 6 e 12 anos poderão beneficiar-se do projecto professor Pascual, fruto do protocolo assinado entre a Refriango e a marca Pascual com a UNESCO, nesta terça-feira (20), em Luanda, de forma a alargar o impacto do programa de educação nutricional na capital.
A formalização do protocolo que decorreu na Escola 1500, no município do Rangel, serviu igualmente para reforçar o programa de executivo para o cumprimento dos objectivos de desenvolvimento sustentável em matéria de acesso à educação e à nutrição.
Para Alexandre Costa, secretário permanente da Comissão Nacional de Angola para UNESCO “a sua efectivação permitirá desenvolver programas, projectos e actividades conjuntas, de carácter formativo, filantrópico e não só, que visam apoiar as políticas para propiciar um bem-estar às populações e garantir sociedades mais sustentáveis, inclusivas e equitativas, sobretudo nas comunidades rurais e vulneráveis, não deixando ninguém para trás”.
Na mesma linha, Tânia Jardim, administradora de marketing da Refriango, indicou que “a Refriango tem na sua génese uma contínua preocupação social e de desenvolvimento com as comunidades. O projecto professor Pascual reflecte a importância da nutrição para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e físicas das crianças”.
De realçar que o projecto, que já vigora há algum tempo, ajuda os alunos a aprenderem a destacar as diferenças entre alimentos, nutrientes, vitaminas, minerais, bem como a importância e benefícios dos produtos lácteos e recebem recomendações sobre os hábitos alimentares.