- Publicidade -

More

    Psicólogos abordam sobre alterações na Saúde Mental

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Na edição desta Terça-feira (13), do programa Saúde Para O Povo, da Rádio Platina FM (96.8), o Psicólogo Catarino Luamba e a Psicóloga Elanie Silva, de forma unânime, abordaram sobre O papel do psicólogo na Saúde Mental, destacando factores que influenciam para alterações mentais e como resolver.

    Os especialistas começaram por explicar que quando a rotina diária vai de mal para o pior, quando se perde a satisfação nas actividades que se fazia e quando tem dificuldade em gerir momentos de crise, são indicadores que o indivíduo não goza de uma boa saúde mental. Nesses casos deve-se reflectir e procurar alguém que lhe ama ou um especialista que vai nos ouvir sem preconceito.

    Elanie Silva sublinhou que a saúde mental não começa apenas quando o indivíduo tem perturbação ou alteração mental, mas a partir da tenra idade e por meio de crenças familiares.

    “A Saúde mental não é só quando se tem um transtorno ou alguma situação que o indivíduo possa viver, mas começa desde que a pessoa tem um ano e meio ou dois anos. Começo a perceber a minha existência e a do outro, saber o que é bom para si e para o outro, a capacidade de se conectar com o mundo e o contexto em que estou inserido. Se eu crescer numa família que acredita que dinheiro não traz felicidade, esse indivíduo começa a procurar forma de gastar o dinheiro porque dentro da sua família tem essa crença. Um conjunto de situações que podem levar a depressão devido à uma crença que tem na família e não teve ensino de base como cuidar do seu dinheiro”, frisou.

    Já Catarino Luamba, frisou que quando o indivíduo conhece a si é a melhor forma de viver em equilibro na sociedade.

    “O autoconhecimento é a melhor forma de nos equilibrarmos na sociedade onde estamos, ao invés de reclamar devemos procurar solução. A capacidade que muitos de nós temos de culpar as outras pessoas e nos excluirmos dos nossos actos, das nossas responsabilidades, é porque a nível da sanidade mental não estamos bem”, explicou. 

    Por: Mariana Raimundo

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Shopping fortaleza incentiva as crianças a adoptarem práticas sustentáveis

    Com o objectivo de educar e entreter as crianças neste mês especial, o Shopping Fortaleza disponibilizou gratuitamente uma série de actividades que promovem valores...

    Passing Toloba pede ao Presidente da República que institua o Dia Nacional do Kuduro em Angola: “Por favor”

    Por: Sara Rodrigues Através dos microfones do PLATINALINE, o controverso kudurista Passing Toloba apelou ao Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, para instituir uma...

    Eduardo Paim “chora” após singela homenagem de Calado Show

    Por: Helder Lourenço O consagrado Rei da Kizomba, Eduardo Paim, emocionou-se ao ser homenageado num evento intimista em Luanda pelo humorista Calado Show. Com palavras...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto