- Publicidade -

More

    Realizado em Luanda fórum Nacional de água e saneamento

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Realizou-se hoje, em Luanda, dia 17 de Março de 2023, o Fórum Nacional de Água e Saneamento (FONAS).

    Este fórum, realizado no âmbito do Dia Mundial da Água, que se realiza a 22 de Março, contou com as ilustres presenças do Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, a Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, do Secretário de Estado para as Águas, Manuel Quintino, Secretário de Estado da Educação, Pacheco Francisco e do representante da UNICEF, Andrew Trevett, para além de convidados pertencentes ao Sector da Energia e Águas e outros ligados ao processo do FONAS, como o Ministério do Ambiente, Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento, União Europeia, entre outros.

    Durante o encontro, vários foram os temas abordados, com destaque para: “Os Desafios Financeiros no Sector de Água e Saneamento”, o “RECLIMA – Segurança Resiliência Climática em Angola”, “Problemática do Saneamento em Angola” e “Saneamento nas Cidades Costeiras”.

    Sobre o FONAS propriamente dito, importa referir que o mesmo foi criado em 2019, com o propósito de reflectir sobre vários desafios sectoriais do pós guerra e também dar resposta à Declaração de Paris 2005 e à Agenda para a Acção de Acra 2008, no âmbito da cooperação para o desenvolvimento. O mesmo visa proporcionar uma plataforma de diálogo entre o Governo e os parceiros de desenvolvimento do Sector de Água, Saneamento e Higiene, para melhorar a coordenação das intervenções no sector, promovendo a criação de sinergias, o alargamento e angariação de recursos financeiros. Angola, com o estabelecimento do FONAS,  dá passos significativos no sentido de trazer para o país soluções que deverão responder aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030, particularmente no que concerne ao acesso à água potável nos domicílios, nas escolas, hospitais, a redução da prática de defecação a céu aberto, melhoria do saneamento e práticas de higiene precárias com grande impacto no bem estar e desenvolvimento das crianças e suas famílias.

    O Ministro João Baptista Borges enfatizou, no certame, que nos últimos anos, o Executivo tem estado a realizar investimentos ao nível da água e saneamento na capital do país, capitais provinciais, municipais e nas áreas periurbanas e rurais.

    Continuou, ressaltando a situação de calamidade resultante da seca e falta de água em regiões do Sul do país, referindo que a escala e o alcance dos investimentos recentes são imensos e se forem eficiente e eficazmente utilizados, resultarão no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para o abastecimento de água e saneamento, com destaque para as áreas rurais.

    O governante, no entanto, reconhecendo as dificuldades existentes, na medida em que surgem sempre novos desafios, garantiu ser necessário que qualquer desenvolvimento seja alcançado progressivamente e que seja integrado e de modo sustentável. Destacou, de igual modo, a importância da parceria com o Ministério do Ambiente e a UNICEF, como importantes parceiros para se atingirem as metas preconizadas. Destacou igualmente a importância do FONAS a diversos níveis, funcionando como um elemento que deve ajudar na melhoria dos mecanismos de comunicação, coordenação e cooperação entre as partes intervenientes nos sectores das águas, saneamento e higiene, ao nível de todo o País.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Erica Chissapa aconselha nova geração de atores a serem insaciáveis na busca de conhecimento: “O ator não é um ser básico”

    A multifacetada Erica Chissapa ofereceu conselhos aos jovens da nova geração que estão entrando no cenário cinematográfico, incentivando-os a serem profissionais que buscam conhecimento...

    Lurdes Miranda e produtor francês unem-se em estúdio para criar hit internacional: “Deus já abençoou”

    Por: Liliana Victor Após uma tour pela América do Sul, onde passou pela terra do samba, Brasil, a influenciadora digital e cantora Lurdes Miranda teve...

    Ésio disponibiliza vídeo oficial da música “Moça do Café”

    Por: Sara Rodrigues O músico Ésio, reconhecido pelas suas letras que refletem a sociedade, apresenta agora o vídeo oficial da sua mais recente música, intitulada...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto