A Sanlam, o maior prestador de serviços financeiros não bancários de África, e a Allianz, uma das principais seguradoras e prestadoras de serviços financeiros do mundo, têm o prazer de anunciar que receberam as aprovações regulamentares para a joint venture que criará a principal empresa pan-africana de serviços financeiros não bancários com presença em 27 países de África. A joint-venture operará como SanlamAllianz.
A ambição da SanlamAllianz é estar entre os três principais intervenientes, tanto em termos de quota de mercado como de rentabilidade, nos mercados em que a empresa irá operar.
Prevê-se que a empresa comum tenha um valor patrimonial de grupo combinado (GEV) de aproximadamente 35 mil milhões de rands. Os clientes de retalho e empresariais beneficiarão de uma oferta mais alargada de produtos de seguros adaptados às suas necessidades, bem como das melhores soluções financeiras da sua classe. Os produtos e serviços estarão disponíveis nos mercados em que uma ou ambas as empresas operam atualmente.
A Namíbia será incluída numa fase posterior, enquanto a África do Sul está excluída do acordo.
“Estamos confiantes de que a SanlamAllianz irá criar um valor significativo para os clientes, accionistas e outras partes interessadas. A experiência e os recursos combinados das nossas respectivas empresas permitir-nos-ão fornecer soluções e serviços inovadores para satisfazer as necessidades em constante evolução dos nossos clientes no continente africano”, declarou o Mr Paul Hanratty.
Christopher Townsend, membro do conselho de administração da Allianz SE, comentou: “A SanlamAllianz tem a capacidade de conquistar posições de liderança em todos os mercados-chave, tanto nos segmentos de seguros gerais como de vida. Com esta poderosa parceria, pretendemos desbloquear o potencial de vários mercados africanos em rápido crescimento e aceder a um leque mais alargado de clientes, particularmente no segmento empresarial. A Allianz está a aprofundar o seu compromisso para com o vibrante continente e está a desenvolver o nosso legado de 100 anos neste continente.”
As prioridades da SanlamAllianz são
– Promover a inclusão financeira, concentrando-se no número de vidas tocadas, proporcionando um maior acesso a produtos e serviços através da inovação digital; e alavancar as suas parcerias de telecomunicações e bancassurance para criar novas oportunidades em toda a região de África;
– Proporcionar o melhor de duas marcas multinacionais líderes, com ofertas melhoradas de seguros de bens e acidentes, bem como de seguros de vida, através da inovação e das capacidades adicionais possibilitadas por maiores economias de escala; e
– Fazer crescer as actividades de seguros de vida e gerais através da inovação de produtos, serviços e distribuição.
“A joint venture representa um passo significativo na implementação da estratégia do grupo Sanlam que temos vindo a seguir nos últimos anos. As oportunidades para melhorar a penetração dos seguros em África são inúmeras para aqueles que têm a combinação certa de força financeira, escala, novas tecnologias e um compromisso tangível com o cliente.
Acreditamos que a SanlamAllianz tem todos os ingredientes para ser bem-sucedida nesta nova jornada”, disse o Sr. Hanratty.
Heinie Werth, o atual CEO da Sanlam Emerging Markets, foi nomeado CEO da SanlamAllianz. Com uma carreira de 25 anos na Sanlam, Heinie Werth ocupou vários cargos executivos no grupo, incluindo o de diretor financeiro.
Acreditamos que a SanlamAllianz tem todos os ingredientes para ser bem sucedida nesta nova jornada”, disse o Sr. Hanratty.
Heinie Werth, o atual CEO da Sanlam Emerging Markets, foi nomeado CEO da SanlamAllianz. Com uma carreira de 25 anos na Sanlam, Heinie Werth ocupou vários cargos executivos no grupo, incluindo o de diretor financeiro.