- Publicidade -

Visit arnan.me
More

    Reclamada a autoria de temas que se julgava pertencer a Elias dia Kimuezu

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O músico Tino Dia Kimuezu reclama a autoria de temas que até então se julgava pertencer a Elias Dia Kimuezu considerado o rei da musica Angolana e que até ao momento não se pronunciou sobre o assunto. O veterano que falava durante o programa “Poeira no Quintal” da Radio Nacional, mostrou-se triste com o facto de alguns camaradas seus terem gravado musicas suas e, se recusarem a cita-lo na qualidade de autor. No caso do rei Elias Dia Kimuezu, Tino Dia Kimuezu afirmou que o mesmo nunca agradeceu e nem sequer o citou, como sendo o autor dos temas em causa e que recusa-se a conversar sobre o assunto.


    Quando questionado sobre o porque de só ter gravado em 1974,  apesar de ter iniciado a carreira muitos anos antes, Tino Dia Kimuezu afirmou que foi por “falta de possibilidade”, a qual associou a “pouca sorte” e o facto de gostar de “evoluir os outros” e, de estes se terem aproveitado da situação.

    “Por exemplo o meu grande amigo, ele não é meu inimigo e, outros tantos camaradas, que aproveitaram e me procuravam na minha casa para lhes dar música. Mas o camarada nunca agradeceu e nem mesmo falar só o meu nome pelo menos e não sei porque não aceita falar”. Desabafou o musico, referindo-se ao rei da música Angolana.

    “Um homem que aprende com os outros, deve dizer nos outros com quem aprendeu. Até hoje ele nunca aceitou sentar para falarmos disso, ele não aceita conversar e, para além desta música(Zoom zoom) o “Comboio” que ele canta, também é minha música” Finalizou o músico.

    Tino Dia Kimuezu de 74 anos, é um dos mais antigos músicos Angolanos no activo, tendo iniciado a carreira em 1956 como co-fundador do conjunto “Angolanos do Ritmo”. Durante a década de sessenta torna-se num dos artistas de destaque nas tardes das Kutonocas, evento de musica ao vivo que costumava realizar-se aos domingos nos muceques de Luanda.  Após passar por conjuntos como Bessangana, Turma Nguba e os Sobongos , grava pela primeira vez em 1974, quase duas décadas depois do inicio da  sua carreira.

    Da sua discografia constam temas como “Nga Naminina” gravado com Os Merengues um dos mais prestigiados agrupamentos da historia da musica popular Angolana.  

    “Tino Mugu Io Dimba Diobe / Kibela Kiami” tema também gravado com os Merengues e com o Carlitos Vieira Dias como componente do grupo.


    Curiosamente, Elias Dia Kimuezu que nos últimos anos aparece pouco em publico, actuou no ultimo sábado no Show das Gerações, que  juntou em dueto os músicos Anselmo Ralph, Ary e Tchobary e, o rei da musica Angolana. Um dia antes de Tino Dia Kimuezu fazer as revelações bombásticas no programa da Radio Nacional.

    A poucos dias de completar uma semana sobre o sucedido, Elias Dia Kimuezu mantém o silêncio, sendo este um direito que lhe assiste para todos os demais efeitos.No entanto convenhamos que uma eventual reacção da parte do mesmo, poderia contribuir para esclarecer a opinião publica sobre o caso que bem poderia intitular-se DIA KIMUEZU versus DIA KIMUEZU.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Angola Chora a Perda do Ícone do Basquetebol, Ângelo Victoriano

    Hoje, sábado, Luanda acorda envolta em tristeza pela partida do antigo capitão da Selecção Nacional de Basquetebol, Ângelo Victoriano, aos 55 anos, vítima de...

    Kwenda Magic estreia talent show nacional “O Caça-Talentos”

    O canal de televisão da DStv Kwenda Magic estreia no próximo dia 14 de abril, um novo programa na sua grelha, um talent show...

    Unitel junta-se ao Programa de Estágio Profissional do INEFOP

    INEFOP e a UNITEL oficializaram a parceria estratégica por via da assinatura do Memorando de Entendimento para a promoção do desenvolvimento profissional dos jovens...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Visit arnan.me

    Mais como isto