Por: Arieth Silva
Com o objectivo de combater a pobreza menstrual no país, a Rede Afriyan em Angola trouxe a primeira cooperativa de pensos reutilizáveis denominada “NAYUKA”, que significa ganhei na língua Tchokwe.
De acordo com a nota que a redacção do Platina Line teve acesso, a pobreza menstrual é um desafio global que afecta a dignidade e o bem-estar das mulheres, dificultando o acesso a produtos menstruais adequados, sendo que em Angola muitas mulheres e meninas enfrentam barreiras significativas devido à falta de acesso a produtos menstruais adequados.
A cooperativa NAYUKA surge como resposta a essa situação crítica, sendo que desde o início já distribuiu pensos reutilizáveis para mais de 5000 famílias nas províncias do Bengo, Benguela, Cunene, Cuando Cubango, Huíla, Luanda, Namibe e Kwanza Sul.
“O que torna a NAYUKA ainda mais especial é o seu compromisso com a educação e o empoderamento das jovens. Antes de receberem os produtos menstruais, as jovens participam de formações em saúde menstrual. Isso não apenas fornece informações essenciais sobre higiene menstrual, mas também ajuda a diminuir o estigma em torno da menstruação, promovendo a confiança e o empoderamento das jovens”, informaram.
Também é um dos desafios da cooperativa contribuir para a quebra de tabus, promoção da saúde menstrual e o empoderamento das mulheres e jovens em Angola.
A NAYUKA conta com o apoio fundamental do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).