- Publicidade -

More

    Restos Mortais de Zecax é enterrado no Alto das Cruzes

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Os restos mortais do compositor e cantor José António Janota, Zecax, falecido domingo, vítima de doença, na República da Namíbia, foram enterrados hoje, sexta-feira, no Cemitério do Alto das Cruzes, em Luanda.

    No último adeus ao cantor Zecax os músicos presentes foram cantando os seus sucessos, tais como “Undengue Uami”, “Fim-de-semana”, “Caminhar é difícil”, “Mana Tita”, “Maximbombo”, “Donzela”, “Independência”, “Parte o braço”, entre outros temas. Momentos antes de a urna ser depositada na cova,

    No elogio fúnebre, o vice-presidente da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC) para a área de música, Massano Júnior, afirmou que a obra de Zecax não será esquecida, tendo em conta que inspirou a nova geração para a preservação dos ritmos angolanos.

    enfatizou que Zecax deixa, seguramente, um testemunho de artista, sempre na preservação do semba, que é a marca da música popular angolana.

    “Ele era um músico com uma sensibilidade fantástica e fez um paradigma dentro da música popular angolana, num misto com a tradicional e com a moderna”, disse.

    De acordo com Massano Júnior, homens da grandeza de Zecax nunca partem, porque os seus feitos vingam para todo o sempre, nos corações dos amigos, familiares, colegas, fãs e de todos que o conheceram.

    José António Janota nasceu a 2 de Junho de 1956, no Sambizanga, em Luanda.

    zecaxa

    Ao longo da sua carreira musical, Zecax fez parte do histórico agrupamento “Kissanguela”, em 1976, formação musical ligada à JMPLA, como cantor, gravando o seu nome nesta importante banda musical, que representa o ponto mais alto da canção revolucionária.

    Era das vozes mais prestigiadas do agrupamento musical “Jovens do Prenda”, deixando para a história dessa formação os sucessos “Undengue Uami”, “Makota mami” e “Fim-de-semana”. É também autor de “Caminhar é difícil”, “ Mana Tita “ e “ Caçador”. Nos Kiezos, interpretou “Maximbombo”, “Boleia” e “Donzela”.

    Zecax integrou ainda os agrupamentos “Angolenses”, “Mini Bossa”, “Diamantes Negro”, “Os Merengues” e “Semba África”.

    Desde Setembro deste ano, Zecax preparava o seu primeiro disco a solo, intitulado “Avó Sara”, uma síntese da sua trajectória artística de 30 anos, e que seria dedicado à sua avó, que muito o incentivou na carreira musical.

    foto_5

    foto_4

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Dom Caetano aborda dissabores com Carina Santos: “Se a cópia não convence, a música se esquece”

    Dom Caetano, com sua sólida argumentação, detalhou os dissabores que enfrentou com a artista Carina Santos devido à reprodução da música intitulada “Sou angolano”,...

    Banco BCS lança o seu primeiro fundo de investimento

    O Banco BCS, arrancou ontem com a subscrição de um fundo fechado especial de investimento em valores mobiliários, no valor global de 5.000.000.000 Kz. Destinado...

    Angola ocupa 4.ª posição no Ranking Africano de Futsal

    Por Helder Lourenço Após a recente realização do CAN`2024, em Rabat, Marrocos, Angola se destaca ao conquistar a quarta posição no ranking da Confederação Africana...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Visit arnan.me

    Mais como isto