- Publicidade -

More

    Retrospectiva 2021 : Mortes

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    MORTES

    A quadra festiva é, culturalmente, sinónimo de confraternização, casa cheia e família reunida. Mas, para quem perdeu pessoas queridas, as celebrações de fim de ano trazem lembranças e, com elas, a dificuldade para participar desses eventos sociais.

    Para muitas famílias angolanas e não só, 2021 foi um ano de perdas pela partida de pessoas próximas.

    Logo no mês de Janeiro do ano que aos poucos vai dizendo adeus, acordamos com uma triste notícia, Mateus Domingos António Yman, vocalista principal dos Ndengues do Kota Duro, foi chamado para junto do Altíssimo, deixando o sector cultural ainda mais pobre.

    Um excelente actor, professor, pai, dirigente e amigo, foi desta forma que entidades governamentais, pessoas individuais, familiares e amigos descreveram em mensagens de condolências após tomarem conhecimento do passamento físico do deputado da Unita, Raúl Danda, ocorrido em Luanda, vítima de doença.

    Dj Pzee Boy foi um dos mais notáveis DJs da sua geração, tendo brilhado em diversas festas populares e privadas com o seu jeito peculiar de tocar que levava milhares de fãs ao delírio. Aos 30 anos, complicações no seu estado de saúde interromperam bruscamente a sua passagem na terra.

    O músico, intérprete dos grandes sucessos, como: “ Quando fui a Benguela”, “Kandengue” e “Som da Banda”, artisticamente conhecido por Fernando Quental, também é outra voz que se calou, porém, nas lembranças ficam o seu repertório de músicas que marcaram a década de 90.

    Com a cartinha da Saudade, ficam os bons momentos de alegria proporcionados por Jacinto Tchipa, o também autor do tema “ Maié Maié”, falecido no mês de Novembro, em uma das unidades hospitalares de Luanda. Jacinto Tchipa notabilizou-se no mercado nacional durante a década de 1980, quando por duas vezes consecutivas em 1986 e 1987 foi vencedor do Top dos Mais Queridos, organizado pela Rádio Nacional de Angola.

    Pode ser que pela fotografia emitida nos nossos ecrãs, talvez o caro internauta não reconheça a pessoa em questão, mas certamente que já ouviu alguns dos locutores na Rádio Luanda, mencionar o nome Viegas Paulo. Pois é, o jornalista que há muitos brindou com excelentes reportagens foi arrancado do seio da sua família vítima de doença.

    INTERNACIONALMENTE

    O ícone da televisão brasileira, Tarcísio Meira, foi outra vez vítima, que infelizmente não foi poupado da COVID-19. O actor, que protagonizou grandes personagens em diversas novelas brasileiras, faleceu por complicações do vírus que há quase dois anos já causou milhares de mortes no mundo.

    O rapper e actor DMX, que durante alguns dias ficou internado no hospital White Plains, em Nova Iorque, na sequência de uma overdose e um ataque cardíaco, aos 50 anos, DMX não resistiu e acabou por falecer.

    A morte da cantora Marília Mendonça, no início de Novembro, abalou o Brasil e o mundo. A compositora, de 26 anos de idade, sofreu um acidente aéreo com a queda de um avião de pequeno porte em uma cachoeira próximo de Caratinga. Até a data actual, as suas composições continuam a ser as mais ouvidas em todo o mundo, segundo pesquisas pelo Google Brasil.

    Internacionalmente, as perdas também abrangeram o sector político, um deles foi o presidente do Chade, Idriss Deby, que morreu enquanto visitava as tropas na ilha da frente de uma luta contra os rebeldes do norte. A fatalidade aconteceu um dia depois de Deby ter sido declarado vencedor de um sexto mandato.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Figuras públicas mostram-se tristes pela não convocação de Bastos Kissanga nos jogos contra Eswatini e Camarões

    Depois de conhecida a lista final de convocados do técnico Pedro Gonçalves para os próximos jogos de qualificação ao Campeonato do Mundo 2026, a...

    Santo Cézar Revela Renda Mensal de Fotógrafo Profissional: “Um Milhão por Mês”

    Por: Liliana Victor Durante o programa Dia Alegre na Platina FM, o fotógrafo Santo Cézar compartilhou detalhes sobre a realidade da fotografia em Angola, revelando...

    Malunne revela interesse amoroso por um artista da nova geração: “A pessoa sabe, falamos com frequência”

    Por: Sara Rodrigues Ao que tudo indica, a menina cresceu e está de olhos em um músico da nova geração. Sem muitos detalhes adicionais, a mais...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto