Fechar O Menu

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O que está em alta

    Patrícia Gonçalves: a jovem líder que está a transformar a Jetour e a Soueast em Angola

    29 de Janeiro, 2026

    UNITEL realiza grande final da 10.ª edição do GO Challenge no CCTA

    29 de Janeiro, 2026

    País regista maior crescimento turístico em África e ocupa quarta posição a nível mundial

    29 de Janeiro, 2026
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook X (Twitter) Instagram
    PlatinaLine
    • PlatinaLine
    • Famosos

      Passaporte angolano ocupa a 79.ª posição no ranking mundial dos mais poderosos em 2026

      23 de Janeiro, 2026

      Jéssica Romero destaca papel da FAST na afirmação da nova indústria têxtil angolana

      22 de Janeiro, 2026

      Gena de Carvalho e IUKI Cookie saem em defesa de Mariana Rodrigues

      12 de Janeiro, 2026

      Diplomata Elias Chimuco participa em encontro de alto nível na África do Sul

      9 de Janeiro, 2026

      Lesliana Pereira assume produção executiva da nova novela “Os Donos do Silêncio” na TV Girassol

      7 de Janeiro, 2026
    • Música
    • Em Foco
    • Lifestyle
    • Desporto
    • Galeria
    • Contacto
    PlatinaLine
    Início»* Mulher»“ Salto e Papelada”. Com Mara D álva
    * Mulher

    “ Salto e Papelada”. Com Mara D álva

    Rosa De SousaPor Rosa De Sousa20 de Janeiro, 2011Sem comentários7 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    partilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn Pinterest E-mail

     

    Por: Milca Caquesse 

     


    Nesta primeira entrevista da coluna “ Saltos e Papelada”, tive o privilegio de conversar com á nossa DIVA da comunicação 2010, Mara D’Alva Delgado Van-Dúnem. Particularmente, é uma mulher que muito admiro, tanto á nivel pessoal como profissional.

     


    Nascida aos 20.06, mãe de uma linda menina, mara tem dividido seu tempo ente dois apaixonantes trabalhos, á radio e a telivisão. É visivelmente uma mulher bastante simpatica, inteligente, determinada e corajosa. Serve de inspiração para muitas jovens que ingressam agora para o mundo do jornalismo. Com uma voz única e carismatica, Mara D`Alva como é conhecida, apresenta um dos programas de maior audiência a nivel nacional, no canal 2 da TPA. É com certeza um nome de marca quando se fala em jornalismo televisivo, com determinação, dinamismo e empenho.

     

     

     


    Foi eleita DIVA da Comunicação 2010. O que acha que contribuiu para este grande reconhecimento do seu esforço e dedicação durante todos estes anos? E o que mudou na sua vida após o titulo?


    Qualquer eleição está nas mãos de outrem, apesar de tudo depender do nosso empenho, a eleição pela 2ª vez (já o fui em 2008) como diva da comunicação foi o reconhecimento do meu esforço e entrega ao trabalho, sem dúvida uma motivação para continuar a mostrar o meu melhor, embora eu não trabalhe para prémios, mas o reconhecimento ao meu esforço me levar a eles….


    Para muitos autores, a comunicação Social é o estudo das causas, funcionamento e conseqüências da relação entre a sociedade e os meios de comunicação de massa – rádio, revista, jornal, televisão, teatro, cinema, propaganda, internet. Engloba os processos de informar, persuadir e entreter as pessoas. Encontra-se presente em praticamente todos os aspectos do mundo contemporâneo, evoluindo aceleradamente, registra e divulga a história e influencia a rotina diária, as relações pessoais e de trabalho. Muito particularmente, o que acha mas fascinante neste mundo da comunicação social? 


    Considero comunicar uma arte e o mais fascinante no mundo da comunicação social é exactamente saber que com essa arte informamos e ajudamos a mudar consciências, tentando fazer um mundo melhor.

     


    Quais as opções de formação em ensino superior na área de comunicação social no nosso país? 

    Temos 2 Universidades que já leccionam o curso superior de Comunicação Social, a Agostinho Neto e o Ispra e nos últimos tempos muitos são os licenciados em Ciências da Comunicação / Jornalismo que se formam mesmo em Angola.

     


    Considera-se uma celebridade á nivel da comunicação social em Angola? 

     

    O meu conceito de celebridade é um pouco diferente daquilo que a maioria das pessoas tem, para me considerar celebridade precisaria de ter alguns pressupostos indispensáveis para tal (risos), considero-me uma pessoa pública dada a essência do meu trabalho, não mais do que isso e quem me conhece pessoalmente sabe que apesar da exposição pública a dita “fama” não me subiu a cabeça.

     

    Se não fosse uma profissional na área de comunicação social, qual a área de actuação que lhe fascinaria empenhar-se? 


    Sabes Milca, acho que nasci para comunicar, não me vejo a fazer outra coisa…


     


    Conciliar familia e carreira é sempre muito complicado e dificil para as mulheres. No seu caso, muito particularmente, como tem feito para conciliar tudo isso? E que conselho deixa aqui para os nossos leitores, quanto á esse aspecto?


    Tenho uma família que é uma bênção, por isso nunca senti muita dificuldade em conciliar a minha dupla jornada, sei que posso contar com cada membro da família, que apesar de muitas vezes serem penalizados com a minha ausência por questões profissionais estão sempre prontos a ajudar.

     

     

     


    Considera o ano 2010 um bom ano para si á nivel profissional?


    2010 foi um bom ano, não posso queixar-me das maravilhas que o Criador operou na minha vida, apesar da natureza humana nos encaminhar para uma insatisfação aparente ou seja, ainda acho que poderia ter sido melhor, mas cá está 2011 para concluir o que ficou “pendurado” no ano passado.

     


    Quais as suas perspectivas e projectos para 2011?


    2011 é o meu ano, será o ano em que quando chegar ao final vou sentar-me e dizer que valeu a pena, cada momento, situação, lição, valeu o sacrifício.

     


    Quais são as suas maiores paixões?


    A minha família. 

     


    Para si, o que significa ser feliz e realizada? Sente-se uma mulher realizada?


    A realização varia de pessoa para pessoa, no meu caso sinto-me realizada sim, tenho um emprego de que gosto, uma família que me ama, amigos que me apoiam e volta e meia umas paixões que me arrebatam (risos)

     

     


    Como foi á sua infãncia?


    Fui uma criança felia, rodeada por uma familia da qual me orgulho em pertencer e muito amo.

     

    Fale-nos um pouco de sua rotina diaria…

     


    Pois é grande oportunidade para esclarecer os meus ouvintes e telespectadores que perguntam como é que me desdobro quando leio o noticiário ás 13 horas; Demanhã (salvo os dias em que leio o noticiário), estou na rádio Luanda onde sou co-apresentadora de um programa chamado Luandar, mais voltado para questões relacionadas as mulheres, a tarde vou para a televisão no mesmo recinto da rádio onde até as 16 apresento o dia-a-dia que pode ser assistido pelo canal 2 da Tpa e também Tpa internacional, quando saio do serviço tenho sempre alguma coisa para fazer, questões relacionadas a casa, é quando aproveito para ir a consultas com a filhota, tratar de mim (cabelo, unhas, massagens) ou seja a jornada laboral termina mas as minhas ocupações não.

     


    O que mas gosta de fazer nos seus tempos livres?

     


    Nos tempos livres adoro estar com a minha família, brincar com os miúdos, conversar com os graúdos, estar com amigos, fazer experiências culinárias, dançar.

     


    Que conselho quer deixar para todas as mulheres que de uma forma ou d´outra, todos os dias batalham incansavelmente no desempenho profissional na área em que actuam?



    Acho que se cada uma de nós, mulheres se der conta da importância capital que tem para o desenvolvimento da sociedade, do país e do mundo, vamos também empenhar-nos mais afincadamente seja qual for a nossa área de actuação, já lá se foram os tempos em que queríamos apenas direitos iguais, o importante é que a cada obstáculo que surgir a frente de nós tenhamos sabedoria e inteligência para contorna-lo.

     


    Quem é o seu maior idolo ou fonte de inspiração nacional e internacionalmente? 


    Gosto imenso da Paula Simons, sempre foi e será para mim uma referência no jornalismo Angolano.

     

     

     


    Radio e Televisão…qual é realmente a sua grande paixão? 

    “Uisssss!” Adoro rádio e estou a aprender a gostar de televisão, mas muito sinceramente falando, que ninguém nos oiça, ainda me sinto mais a vontade na rádio.

     


    Qual é o seu maior sonho Mara? 


    Ser feliz e ver um mundo feliz! 

     


    A nossa coluna “Saltos e Papelada”, tem por objectivo levar aos leitores um exemplo de vida, de motivação e determinação. Conversamos com mulheres que consideramos de merito e coragem, para que por sua experiência e dedicação servem-no de inspiração. Qual a sua opinião para nossa coluna?

     



    Espero que esta coluna sirva para mostrar que a mulher deve se valorizar e nunca, jamais se deixar abalar uma ou outra questão menos boa, ter problemas é inevitável, deixar-se guiar por eles é opcional, vamos batalhar para um mundo melhor, a força está dentro de cada uma de nós….

     

     


    “Frase para pensar: Eu tenho certeza que o que focamos é no que nos tornamos. Transforme-se na mudança que você deseja ver – essas são palavras em que baseio a minha vida.” (Oprah Winfrey)

     


    partilhar. Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Artigo AnteriorLil Wayne está Zangado com Lebron James
    Próximo Artigo Lil Wayne: "Não posso ter Chris Brown fazendo rap em meu novo álbum"
    Rosa De Sousa

    Relacionados Posts

    Conheça Muenga Sebastião, a confeiteira que promove o auto-emprego e formou mais de 10 mil angolanos

    20 de Setembro, 2022

    O empoderamento da mulher nos diferentes sectores de decisão

    19 de Novembro, 2020

    Março Mulher: Secretária-geral da OMA fala sobre o papel da mulher na sociedade

    5 de Março, 2018

    Mulher

    9 de Abril, 2012
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Platina Line
    As nossas escolhas

    Patrícia Gonçalves: a jovem líder que está a transformar a Jetour e a Soueast em Angola

    29 de Janeiro, 2026

    UNITEL realiza grande final da 10.ª edição do GO Challenge no CCTA

    29 de Janeiro, 2026

    Angola enviou mais de 66,9 mil milhões USD ao exterior entre 2017 e 2025

    29 de Janeiro, 2026

    País regista maior crescimento turístico em África e ocupa quarta posição a nível mundial

    29 de Janeiro, 2026
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Mundo
    * Mundo

    Trump agradece a Corina Machado oferta de medalha do Nobel: “um gesto maravilhoso”

    Por Osvaldo16 de Janeiro, 20260

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a líder da oposição da Venezuela,…

    Líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, oferece medalha do Nobel a Trump

    16 de Janeiro, 2026

    Barbeiro africano chama atenção na internet ao cortar cabelo com ferramentas inusitadas: ferro de engomar, catanas e pás

    5 de Janeiro, 2026

    “Sinto até pena”, diz Xuxa ao negar pacto e rebater críticas antigas

    29 de Dezembro, 2025

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O Platina Line é um portal angolano dedicado a informação, educação e entretenimento. Ele oferece conteúdos sobre diversas áreas, incluindo cultura, música, moda, celebridades e novidades, com foco na língua portuguesa.

    O portal busca informar e entreter angolanos e outros interessados, com foco em notícias e entretenimento.

    Email: pauta@platinaline.com
    Call Center: 226 448 315

    Facebook Instagram YouTube
    Nossas escolhas

    Patrícia Gonçalves: a jovem líder que está a transformar a Jetour e a Soueast em Angola

    29 de Janeiro, 2026

    UNITEL realiza grande final da 10.ª edição do GO Challenge no CCTA

    29 de Janeiro, 2026

    Angola enviou mais de 66,9 mil milhões USD ao exterior entre 2017 e 2025

    29 de Janeiro, 2026
    Novos comentários
    • Vlatiniqui Lino em Shakira chora e manda indireta para Piqué em clipe após separação: ‘me deixou’
    • Delcio em Empresário Angolano aposta na produção nacional e na criação de empregos para os jovens
    • Marcos em LS & Republicano celebra 22 anos de existência com ofertas de vários prémios
    • Bocolo Daniel em Unji – DELL Angola dedica-se à importação e distribuição de produtos e serviços Dell
    © Todos os Direitos Reservados. Platina Line 2026
    • Desenvolvido Por :
    • Willsite

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.