- Publicidade -

More

    Secretário de Estado americano valoriza cooperação espacial

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O secretário de Estado americano, Antony Blinken, manifestou esta quinta-feira, em Luanda, a disponibilidade do seu país em cooperar com Angola no domínio espacial para garantir a segurança alimentar e a redução do impacto negativo das alterações climáticas.

    O responsável norte-americano, que falava durante uma visita ao Centro de Ciências de Luanda (CCL), referiu que, no âmbito do Acordo Artemis, Angola é o terceiro parceiro americano, em África, para utilização pacífica do espaço.

    Informou que a NASA já trabalha em Angola na recolha de informações sobre a qualidade dos solos e a gestão dos resíduos hídricos, para obter dados para a melhoria das sementes e fortalecer a segurança alimentar.

    Antony Blinken considerou essencial que África garanta a sua segurança alimentar para evitar impactos negativos como os derivados da “invasão russa à Ucrânia”.

    Por outro lado, o secretário de Estado americano elogiou o investimento na construção do Centro de Ciências de Luanda (CCL), que considerou inspirador para as novas gerações na escolha das suas opções profissionais.

    Implantado numa área de 17.667 metros quadrados, o CCL é um espaço dedicado à promoção da ciência, tecnologia e inovação, localizado na antiga fábrica de sabão, na zona do Baleizão, na capital do país.

    Para além das salas de exposições, com 278 módulos, tem entre os equipamentos o planetário, vídeo mapping, sala de cinema, borboletário e casa secular.

    O planetário é um espaço de projecção celestial, com projectores para explorar cosmos e as estrelas, ao passo que o vídeo mapping (com 8 projectores) permite analisar temas como a realidade angolana, o corpo humano, planetas, fauna e flora, bem como realizar experiências com bolhas de sabão e refracção da luz.

    Já a sala de cinema tem 146 lugares, cinco dos quais com efeitos especiais, como sensação de vibração e de vento, enquanto a casa secular mostra o edifício histórico da fábrica de sabão, fundada em 1925, com os equipamentos de então. JFS/VC

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Reportagem do Novo Jornal denuncia manipulação de notas no ISCED-Luanda

    O Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Luanda está no centro de um escândalo após revelações de manipulação de resultados em exames,...

    PCE da GIANT Seguros, Dr. Helder Jorge, destaca importância das tecnologias no setor de Seguros em Angola em entrevista televisiva

    O Presidente da Comissão Executiva da GIANT Seguros, Dr. Helder Jorge, foi destaque em uma entrevista televisiva concedida ontem, segunda-feira, onde abordou a relevância...

    Gelson Quintas fecha agenda de eventos anual com Golden BET

    A Golden BET  anunciou hoje assinatura do acordo com   Gelson Quintas.A partir de agora, o organizador de eventos terá seus pacotes de eventos fortalecidos...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto