Vendedores do mercado Catinton, no município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, deram início, esta quarta-feira, a campanha de testagem massiva da Covid-19 na capital do país, em cerimónia orientada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta. Nos primeiros testes rápidos, 6 já testaram positivos.
Prevê-se a testagem rápida e voluntária de mil pessoas no primeiro dia do programa conjunto do governo local e o Ministério da Saúde, destinado, numa primeira fase, a locais de grande concentração populacional, onde há maior probabilidade de contaminação.
A governante referiu que o processo rápido tem anuência da Organização Mundial da Saúde (OMS) e explicou que todo o resultado positivo será submetido a um segundo exame por zaragatoua.
A equipa de técnicos está também a sensibilizar a população no sentido de cumprir as normas de prevenção da doença, com realce para a lavagem frequente das mãos com água e sabão, desinfecção com álcool gel e uso obrigatório de máscara.
Nesta fase, a jornada vai abranger ainda os mercados do 30, em Viana, do Kikolo e Asa Branca, ambos no município do Cazenga, e o bairro Mártires de Kifangondo (distrito urbano da Maianga – Luanda).