- Publicidade -
InícioVidasFamososShakira poderá ser julgada por fuga aos impostos de 14 milhões de...

Shakira poderá ser julgada por fuga aos impostos de 14 milhões de euros

- Publicidade -

Shakira deve enfrentar a justiça espanhola por uma alegada fuga de impostos. Esse é o entendimento do juiz Marco Juberías, ao recomendar que o processo seguisse tribunal, depois de considerar “indícios suficientes” de ilegalidades que acusa a cantora colombiana de 44 anos, de fuga ao fisco em 14,5 milhões de euros entre 2012 e 2014.

Shakira Isabel Mebarak Ripoll deixou de contribuir em Espanha durante os exercícios de 2012, 2013 e 2014, mesmo tendo a obrigação de fazê-lo por ter naquele país a sua residência fiscal, afirmou o magistrado, numa decisão de um tribunal de primeira instância de Barcelona, em nota citada pelo EL País.

Em causa está a falta de pagamento de impostos em Espanha. A cantora, que vive com o futebolista Gerard Piqué, terá ficado três anos fiscais sem pagar os impostos devidos.

Shakira é igualmente acusada de ter montado um esquema com recurso a empresas fictícias e sediadas, todas elas fora de Espanha, uma acusação surgiu em 2019. Agora, o juiz garante que há indícios suficientes para que a mesma seja constituída arguida e vá a julgamento.

A cantora garante que a sua residência oficial é nas Bahamas, mas o governo espanhol responde que a visada não passou um único dia nesse país durante o período de tempo descrito. Adicionalmente, e segundo a lei espanhola, a qualquer cidadão que resida pelo menos 183 dias do ano em Espanha, ou seja, metade do ano, terá de pagar os impostos no país.

Shakira negou todas as acusações quando o processo surgiu em 2019, e os seus representantes acabaram por anunciar que tinham sido pagos todos os valores em dívida assim que se soube das ilegalidades. Mas o juiz não entende dessa forma, e o processo ameaça continuar.

Fonte: TVI 24

- Publicidade -spot_img
Mais recentes
Artigos relacionados
- Publicidade -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments