- Publicidade -

More

    SIC apreende mais de mil máquinas de mineração de criptomoedas e detém três cidadãos vietnamitas

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O Serviço de Investigação Criminal detiveram, na manhã desta quarta-feira (08), no Município de Cacuaco, bairro Cerâmica II, no interior de uma fazenda agropecuária (Quinta), três cidadãos de nacionalidade vietnamita, com idades compreendidas entre os 35 e 47 anos, por factos que constituem os crimes de furto de energia eléctrica, exercício ilegal de actividade económica, associação criminosa e fortes indícios de Branqueamento de Capitais. 

    A informação foi avançada pelo porta-voz do SIC, Manuel Halaiwa, quando fazia o balanço das actividades operacionais desenvolvidas pelos órgãos afins, tendo informado que o SIC continua engajado na prevenção e combate dos crimes subjacentes a actividades ilícitas de mineração onde são produzidas as criptomoedas ou dinheiro digital.

    Manuel Halaiwa disse ainda que, dos trabalhos preliminares apurados até agora, os acusados, para consumação das suas acções, arrendaram uma fazenda, para oculta realizar a mineração de criptomoedas, para o efeito, adquiriram dois postes de transformação de energia eléctrica, ligados a uma rede pública de distribuição aos consumidores daquela localidade e com meios próprios procediam o manuseio destes materiais, interligados em dois pavilhões, efectuavam as instalações em processadores de alta potência e computadores com programas instalados, onde realizavam e controlavam a actividade de mineração das criptomoedas ou bitcoin (moeda digital).

    Salientar que os cidadãos ora detidos serão presentes ao Ministério Público para os trâmites processuais que se impõem.

    Importa frisar que tal acção surge no âmbito de um trabalho aturado de investigação criminal, de combate às actividades de mineração de criptomoedas através das Direccões Nacionais de Combate aos Crimes Financeiros e Fiscais, Combate ao Crime Organizado, Combate aos Crimes Informáticos em coordenação operativa com a Polícia Nacional e a ENDE.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Casal presidencial passeia pelas dunas do Parque Nacional do Iona

         O Presidente da República andou de moto nas dunas do Parque Nacional do Iona. Um momento de descontracção com o qual lançou um...

    TAAG põe fim a acordo com Hi-Fly e volta a assegurar na totalidade voos Luanda-Lisboa

    No seguimento do plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder melhor às necessidades do mercado e a estratégia de...

    Hildebrando de Melo na 15º Bienal de Havana em Cuba

    A 15ª Bienal de Havana, que ocorrerá de 15 de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, contará com a presença do...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto