Por: Arieth Silva
No dia internacional da mulher, a actriz Sophia Buco fez uma chamada de atenção às mulheres sobre a má interpretação e o conceito errado que se tem passado sobre termo empoderamento feminino, tendo esclarecido que não se trata de ter unhas bem pintadas, cabelo bem penteado, ou ainda estar maquilhada.
Durante a sua participação no programa “Dia Alegre”, da Platina FM 96.8, Sophia disse que começa a ser perigoso para muitas jovens a visão enganosa que se tem sobre o empoderamento feminino.
Na ocasião, actriz decidiu recuar no tempo e explicou que o empoderamento feminino sempre existiu na história de Angola, desde os feitos de Rainha Njinga e Kimpa Vita, acrescentando que não chegaram ao poder simplesmente por serem bonitas ou saberem falar, mas sim porque lutaram e foram resistentes.
“Nós mulheres de Angola sempre fomos empoderadas, sempre trabalhamos fora e dentro de casa. O empoderamento, nada mais nada menos que mulheres que trabalham dentro e fora de casa. Não importa se é analfabeta, se não tem condições, se não tem classe social, então é bom que as mulheres saibam que empoderamento feminino não são unhas pintadas, não é make up, não é cabelo. É seres consciente do que fazes, ajudares aquele que é o teu meio”, disse.
Sophia Buco abordou o tema “Empoderamento Feminino”, enquanto dividia o painel com a também actriz e humorista Renata Torres, na rubrica Debate Alegre, com emissão na Quarta-feira.