Por: Sérgio Flávio
A companhia aérea angolana (TAAG) realiza, hoje, 6 de março, um voo de Varsóvia (Ucrânia) com destino a Luanda, com previsão de chegada às 20h30, para retirada de angolanos retidos naquele país europeu, que vive momentos de tensão e choque com a vizinha República da Rússia.
Na nota divulgada pela companhia aérea, a TAAG fez saber que juntou forças com o governo de formas a prestar a sua contribuição aos cidadãos angolanos que correm risco de vida, face à guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
“Juntando-se aos esforços do governo, a TAAG sente-se honrada em poder contribuir, ajudando as pessoas afectadas pelos acontecimentos na Ucrânia. Em momentos críticos como este, e quando é preciso chegar a lugares onde a vida se mostra frágil, é preciso agir rápido, transportamos a esperança, o abraço e o acolhimento.”
Com sentido de urgência e de dever, a TAAG junta-se à Nação para acolher os angolanos vindos da Ucrânia e arredores, devolvendo-lhes o aconchego, a paz e a essência de pertencer à nação angolana. “TAAG, com Angola e para Angola no mundo”.
Até ao momento, sabe-se que um grupo de cerca de 200 angolanos residentes na Ucrânia terá chegado no domingo à Polónia, com vista na deslocação a Luanda.
Vale frisar que a Rússia e a Ucrânia, dois países vizinhos, vivem momentos de grande tensão e uma declarada guerra que tem ceifado a vida de muita gente. Cerca de 677.000 pessoas já fugiram da Ucrânia e o número de deslocados no interior do país já atinge um milhão de pessoas, segundo a ONU.