- Publicidade -

More

    Técnico do INADEC diz ser “ilegal e abusivo” colocar estudantes fora da instituição por falta de pagamento de propinas

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Arieth Silva
    O Consultor Jurídico do INADEC, José Vunge, disse ser uma prática abusiva e ilegal os estudantes serem colocados para fora da instituição por atraso ou falta de pagamento das mensalidades.
    Durante a sua participação no programa “Dia Alegre” da Platina FM (96.8), José Vunge disse que independentemente do estudante (consumidor) ter dívida, a instituição (operador de bens e serviços) não pode recorrer a práticas que deixem o consumidor em situação vexatória ou vergonhosa.
    “Ao me tirarem da sala de aula é uma vergonha, é uma agressão ao meu senso psicológico. Infelizmente acontece, mas a lei proíbe essa prática. Não podemos olhar o ensino como um negócio qualquer, o negócio de ensino não é como um comércio geral normal. Nós estamos a formar, ensino é formação e não podemos olhar da mesma forma”, disse.
    Vunge acrescentou que dentro das suas competências, o INADEC tem tido uma postura mais rigorosa com operadores comerciais que insistem nestas práticas, salientando que a lei obriga as instituições a adoptarem outras práticas desde que não coloquem o estudante em situação vergonhosa.
    “Pode deixar o aluno fazer a prova e depois vetar o acesso a nota, dando o acesso simplesmente no momento em que o aluno acabar de pagar a sua propina.  Existem outros mecanismos, como comunicar o aluno com antecedência, que por força do atraso na propina, isso quando já tem excesso de meses, quando são  muitos meses dá lugar ao cancelamento de contrato”, finalizou.
    A rubrica “Hora do Consumidor” acontece toda Segunda-feira, no programa matinal “Dia Alegre”, da Platina FM (96.8), em que o convidado residente Dr. José Vunge em conjunto com ouvintes aborda várias inquietações relacionadas ao direito do consumidor.
    Share this
    Tags

    A Bombar

    Conheça Legoo, única plataforma nacional de venda de ingressos que transfere dinheiro dos promotores em 24 horas

    Criar um evento e ver o seu rendimento nunca foi tão fácil, e por esta razão, a “Legoo”, plataforma angolana lançada hoje (18) no...

    Higino Carneiro Fala Para Adolescentes Sobre o Processo de Paz em Angola

    Em uma iniciativa de orientação para a nova geração de angolanos sobre a história do país, o General Higino Carneiro participou, nesta quinta-feira, 18,...

    Erica Chissapa aconselha nova geração de atores a serem insaciáveis na busca de conhecimento: “O ator não é um ser básico”

    A multifacetada Erica Chissapa ofereceu conselhos aos jovens da nova geração que estão entrando no cenário cinematográfico, incentivando-os a serem profissionais que buscam conhecimento...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto