Por: Liliana Victor
A Miss Angola Internacional, Teresa Sara, aquando da sua participação no programa Platinando, da Platina FM 96.8, discursou claramente o real significado de Bakongo e langa, dando assim uma passagem pela história de África.
Para muitos, o povo bakongo são tidos como congoleses, vulgo “langa”. Entretanto, Teresa Sara, não teve papas na língua e deu uma “aula”.
“Nós não somos langas, vocês é que não estudam geografia, isso tá mal. Sou do Zaire, não sou langa, não sou congolesa, eu sou zairense do Zaire e sou angolana, a minha etnia é bakongo. Todo pessoal de Cabinda, Zaire e Uíge tem a etnia bakongo porque são oriundos do Reino do Congo, o reino do Congo, vinha desde o Gabão, estendia-se pelos dois Congos e vinha até para Angola, que a capital era Mbanza Congo, hoje é o património mundial da UNESCO”, esclareceu.
Durante a sua explanação, Teresa mostrou seu descontentamento e ainda reforçou dizendo que o povo destas três províncias do Norte acima citadas são angolanos.
“Congolês é a pessoa da República Democrática do Congo e do Congo Brazzaville”, sublinhou.
No entanto, a representante da beleza angolana surpreendeu a todos ao manter uma conversa com um dos ouvintes Platina FM, falando fluentemente a língua lingala, além do português, inglês e francês que a mesma domina, tornando-a numa poliglota.