- Publicidade -

More

    Teresa Sara mostra sua sapiência e fala do estigma “Bakongo e langa”

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Liliana Victor

    A Miss Angola Internacional, Teresa Sara, aquando da sua participação no programa Platinando, da Platina FM 96.8, discursou claramente o real significado de Bakongo e langa, dando assim uma passagem pela história de África.

    Para muitos, o povo bakongo são tidos como congoleses, vulgo “langa”. Entretanto, Teresa Sara, não teve papas na língua e deu uma “aula”.

    “Nós não somos langas, vocês é que não estudam geografia, isso tá mal. Sou do Zaire, não sou langa, não sou congolesa, eu sou zairense do Zaire e sou angolana, a minha etnia é bakongo. Todo pessoal de Cabinda, Zaire e Uíge tem a etnia bakongo porque são oriundos do Reino do Congo, o reino do Congo, vinha desde o Gabão, estendia-se pelos dois Congos e vinha até para Angola, que a capital era Mbanza Congo, hoje é o património mundial da UNESCO”, esclareceu.

    Durante a sua explanação, Teresa mostrou seu descontentamento e ainda reforçou dizendo que o povo destas três províncias do Norte acima citadas são angolanos.

    “Congolês é a pessoa da República Democrática do Congo e do Congo Brazzaville”, sublinhou.

    No entanto, a representante da beleza angolana surpreendeu a todos ao manter uma conversa com um dos ouvintes Platina FM, falando fluentemente a língua lingala, além do português, inglês e francês que a mesma domina, tornando-a numa poliglota.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Protteja Seguros aposta em parcerias sustentáveis

    PROTTEJA SEGUROS comunica a todos os seus clientes e parceiros a expansão do seu nível de coberturas em Angola e além-fronteiras (Portugal, África do...

    Africell lança campanha de diversificação de agentes com foco na criação de novos negócios:

    | A Africell está a abrir as suas portas para que empresas e particulares se tornem Agentes de Recargas Electrónicas (EVC) da Africell numa...

    ZAP proporciona momento mágico a mais de 170 crianças de lares Vidas ZAP com o grande “Show do Panda E Os Caricas”.

    Luanda, 11 de Junho de 2024 – No dia 7 de Junho, a ZAP reuniu mais de 150 crianças, na acção Vidas ZAP "Show...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto