Dezassete categorias passarão a ser premiadas, a partir do ano 2023, no concurso de música “Top Rádio Luanda” que visa reconhecer e valorizar a arte e a popularidade das canções produzidas e promover a identidade angolana por via da música.
A informação consta do regulamento geral do “Top Rádio Luanda” que, aprovado pelo Conselho de Administração da Radiodifusão Nacional, foi lançado este domingo.
Segundo o documento, serão premiadas as categorias afro jazz, folclore, gospel, balada, voz feminina revelação e masculina revelação (cantores com menos de dois anos de carreira com apenas 1 album ou singles no mercado), R&B, RAP, afrobeat fusion, banda musical, versão, kizomba, kuduro, semba e carreira.
As categorias voz feminina e voz masculina (cantores com album, single ou música produzida e lançada nos últimos dois anos) também constam da premiação do concurso que tem o condão de contribuir para a criação de uma matriz tipicamente angolana, nos diferentes géneros musicais, assim como motivar os músicos e compositores a desenvolverem e aprofundarem as suas aptidões musicais, dentro do espírito de competição eticamente saudável.
A iniciativa contará com menções honrosas para produção discográfica, vídeo, produtor e compositor do ano, e diplomas de mérito para pessoas e instituições com participação e trabalho relevante na cadeia de valor da música, tal como produtores, promotores, patrocinadores, entre outros.
O concurso terá a participação de cantores, compositores, letristas e produtores nacionais, incluindo filhos de angolanos nascidos no exterior e filhos de cidadãos estrangeiros nascidos em território nacional, que produzam música angolana nos gêneros e estilos das diferentes categorias do Top Rádio Luanda.
O Top Rádio Luanda é um concurso de música angolana que visa premiar várias categorias musicais e os cantores da preferência dos ouvintes da Rádio Luanda.
A Rádio Luanda é um canal pertencente ao grupo RNA-E.P que retrata aspectos sócio-económicos e culturais da capital do país. A sua funcionalidade assenta na exaltação do ser e estar das suas gentes, criando incentivos para a defesa do seu bem-estar e demais valores socioculturais.
A par do concurso/evento anualmente realizado pela RNA-E.P no intuito de promover a música, elevar a cultura e arte angolana, a Rádio Luanda tomou por iniciativa a realização de um concurso a nível do canal, denominado “Top da Rádio Luanda”, vulgo “TRL”.