- Publicidade -

More

    Toy Cristóvão, o educador que é o jurado de “Educação”, a nova categoria dos Prémios Tigra Nova Garra 

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Iniciativas como os Prémios Tigra Nova Garra surgem para acabar com esse ciclo de anonimato, dando voz aos cidadãos que muito fazem pela comunidade, longe dos holofotes e do grande público. Uma vez expostos e divulgados, mais além do valor monetário, os projectos participantes terão a oportunidade de receber apoios de outras instituições.”

    Toy Cristóvão, docente há mais de 32 anos, é o jurado da mais nova categoria dos Prémios Tigra Nova Garra, a Educação. A terceira edição da iniciativa da Tigra e da Refriango quer destacar esta área essencial para o país, dando visibilidade a projectos educativos de alto impacto nas comunidades.

    O percurso de Toy Cristóvão é longo. Desde os 18 anos, tem participado activamente na formação de quadros angolanos. Foi um dos melhores estudantes da sua geração no Instituto Normal de Educação Garcia Neto, o que lhe valeu o enquadramento como professor do ensino médio, logo após o final do curso, em 1990. Em paralelo, trabalhou como intérprete e tradutor para o Ministério da Defesa.  

    Toy Cristóvão completou, posteriormente, os seus estudos superiores na Universidade de Cape Town, na África do Sul. Enquanto estudava, também chegou a ser professor de língua portuguesa no colégio Damelin e explicador para os estudantes dos países africanos lusófonos que lá viviam. Completou ainda um mestrado em Estudos Internacionais, Diplomacia e Negócios pela Universidade de Stellenbosch, no mesmo país.

    Desde o seu regresso a Luanda, em 2002, trabalha para a Academia Diplomática Venâncio de Moura, outrora Instituto de Relações Internacionais, onde é docente de Relações Internacionais. Ao longo da carreira de 20 anos nesta instituição como formador de diplomatas angolanos, também ocupou cargos directivos, tais como chefe de departamento e director-adjunto para a área académica.

    Durante um longo tempo, foi incentivado pela família para criar uma plataforma de partilha de conhecimento, mas somente no ano passado, com o impulso de Lurinela Mendes (co-apresentadora do Incontruztruz, programa que conta com o apoio da Tigra), pôs em marcha o ciclo de debates Okwani Sessions (em Igbo, “okwani” significa “A Nossa Conversa”). Esta iniciativa ocorre quinzenalmente, aos domingos, num restaurante de Luanda, e trata de assuntos diversos como cidadania, saúde mental ou relações sociais. Foi com este programa de formação e crescimento pessoal que iniciou a sua relação com a Refriango, quando buscava apoio para o projecto.  

    Para a 3ª edição dos Prémios Tigra Nova Garra, os candidatos às várias categorias tiveram a oportunidade de apresentar as suas iniciativas directamente aos jurados, durante o evento “HanormaisXchange: A cidade da liberdade das tribos”, que se realizou em Fevereiro de 2023.  

    Toy Cristóvão participou com entusiasmo neste processo. Com a possibilidade de nomear apenas quatro pessoas, o jurado da categoria Educação primou pelas acções com maior impacto directo na comunidade, em especial junto das crianças, e que também reflectem ideias inovadoras na metodologia educacional.  

    Este intercâmbio com o público foi um despertar para Toy Cristóvão, que ficou impressionado com projectos que estão a ser desenvolvidos em zonas que nem sequer ouvira falar e que não estão longe da zona onde reside. A invisibilidade destas iniciativas alertou-o para o pouco conhecimento sobre o trabalho social árduo que se realiza nas zonas periurbanas.

    Para o especialista em Educação, os Prémios Tigra Nova Garra surgem para acabar com esse ciclo de anonimato, dando voz aos cidadãos que muito fazem pela comunidade, longe dos holofotes e do grande público. Uma vez expostos e divulgados, mais além do valor monetário, os projectos participantes terão a oportunidade de receber apoios de outras instituições.

    Toy Cristóvão entende que a integração da categoria Educação nesta edição dos prémios representa o reconhecimento da marca Tigra, do papel social dos educadores enquanto formadores de pessoas e transformadores da sociedade.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto