- Publicidade -

More

    Treinador norte-americano assume selecção angolana

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O norte-americano William Bryant Voigt foi hoje, em Luanda, apresentado como novo treinador da selecção nacional sénior masculina de basquetebol, tendo, de imediato, a disputa do Torneio Africano de qualificação à 18.ª edição do Campeonato do Mundo, a decorrer de 31 de Agosto a 15 de Setembro de 2019, na China.

    Em substituição do angolano Manuel Silva “Gi”, o antigo selecionador e campeão africano pela Nigéria, de 41 anos de idade, estabeleceu um vínculo contratual com a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) equivalente a um ciclo olímpico, que corresponde quatro anos, também com propósito de resgatar as potencialidades e místicas da formação do país.

    Os adjuntos Mathias Eckhoff, Sérgio Cristóvão, John Bryant, o preparador físico Nataniel Lucas e o scout Emmanuel Mavomo também foram apresentados, em conferência de imprensa, na sede do órgão reitor da modalidade, em que o presidente da FAB, Hélder Cruz “Maneda”, realçou as qualidades e razões da escolha do novo seleccionador.

    Quanto ao evento imediato, a Selecção Nacional será convocada segunda-feira, iniciando os trabalhos de preparação para a qualificação ao mundial, na próxima terça-feira, na capital do país. De 24 a 26 do corrente disputa-se em Luanda a primeira volta do torneio.

    O conjunto nacional está inserido no Grupo C, ao lado de Marrocos com quem estreia, Egipto, adversário na segunda jornada, e Congo Democrático. Nos mesmos dias, defrontam-se as equipas do Grupo A, constituído pela Tunísia, campeã africana, Camarões, Guiné Conacri e África do Sul.

    De 23 a 25 de Fevereiro entram em cena para o primeiro de dois tira-teimas as selecções que compõem o Grupo B, Nigéria, Mali, Ruanda e Uganda, e o Grupo D, integrado pelo Senegal, Moçambique, Cote d’Ivoire e República Centro Africana (RCA).

    Na segunda fase da eliminatória, todas as selecções jogam de 29 de Junho a 1 de Julho do próximo ano. Os encontros, referentes à primeira e segunda fases, devem ser disputados de forma concentrada pelas distintas selecções, em país ainda não divulgado pela entidade reitora da modalidade no continente.

    Em termos de conquistas no continente africano, Angola, com 11, lidera o ranking, seguida do Egipto e Senegal, com cinco cada.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Divisão de Luanda dará surgimento a uma região Litoral

    A província de Luanda poderá ser dividida em uma região Litoral, com a excepção de Cacuaco, e uma outra que vai comportar os municípios...

    Angola paga USD 176 milhões da sua dívida com FMI

    Cerca de 176 milhões de dólares norte-americanos é o valor que o Governo angolano já pagou ao Fundo Monetário Internacional (FMI) desde 2021 até...

    Feira da saúde Pumangol apoia gratuitamente população carenciada

    No distrito urbano do Benfica Luanda, 21 de Junho de 2024 – A Pumangol arrancou hoje com a Feira de Saúde Anual, que decorre de...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto