- Publicidade -

More

    Tribunal condena actor Yuri de Sousa a pagar mais de 91 milhões de Kwanzas à Helga Fêty por plágio da obra “Casei-me com a família”

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Hélio Cristóvão

    A cantora e actriz Helga Portelinha Fortes da Silva Gomes, mais conhecida por Helga Fêty, deu a conhecer através da conferência de imprensa realizada na tarde de ontem, sexta-feira, 9 de Setembro, no Hotel Diamante, a sentença ditada pelo Tribunal da Comarca de Luanda, relacionada ao caso de plágio e violação de Direitos Autorais, movida contra o actor Yuri de Sousa, em 2021.

    De acordo o relatório oficial apresentado, Yuri de Sousa foi condenado a reconhecer a titularidade dos Direitos Autorais da autora e a pagar uma “gigante” indemnização no valor de noventa e um milhões, quinhentos e catorze mil e cento e sessenta kwanzas pelo plágio da ideia de criação da Sitcom e pelos benefícios que Helga Fêty deixou de auferir desde o momento em que o réu passou a explorar.

    Na ocasião, Helga Fêty mostrou-se feliz por ter alcançado a justiça, depois de uma batalha em tribunal de aproximadamente um ano. “Sinto-me muitíssimo feliz por ter alcançado à justiça dos homens, porque à justiça divina sei que nunca falha. Confesso que inicialmente estava um pouco descrente em relação a justiça dos homens, porém prevaleceu a verdade, a sensatez, a competência, a sensibilidade no processo e as orações, muito obrigada à todos”, agradeceu Helga Fêty.

    A advogada de Helga Fêty, Antonica Fêty Homba, disse que foi apresentado em tribunal o digital da obra escrita pela autora Helga Fêty, ainda em 2010, muito antes desta conhecer o réu e o elenco escolhido, tendo provado com o também registo do projecto no Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos do Ministério da Cultura, feito há 12 anos.

    “O Senhor Yuri humilhou muito a minha constituinte. Quando conheci a Helga ela estava muito deprimida porque ninguém acreditava nela, eu senti que ela tinha sim razão e pedi que me fizesse chegar o registo do documento. Aquilo foi a chave de tudo. Não vamos parar”, disse peremptória.

    Helga Fêty criou o projecto de Sitcom há cerca de doze anos e decidiu convidar o réu Yuri de Sousa, para ser actor e guionista do projecto. Posteriormente, a autora sofreu um acidente e foi submetida a uma cirurgia que a impediu de continuar a promoção de “Casei-me com a Família”.

    A actriz alegou em tribunal que o réu aproveitando-se do seu estado de saúde, apossou-se da autoria, título, projecto e alterou alguns nomes dos personagens da sitcom, que comportava 13 capítulos e vendeu ao canal DStv, por aproximadamente cento e vinte mil dólares.

    Helga sublinhou, ainda, que tentou negociar com o réu Yuri de Sousa, no entanto, este teria mostrado alguma resistência em dar os lucros justos, obtidos com a venda do projecto, referindo que o mesmo teria mentido sobre o valor da venda da Sitcom e disponibilizou-se para oferecer “apenas” trinta porcento do lucro. “Daquilo que nós apuramos ele lucrou mais de cento e vinte mil Dólares com a venda do Direito Autoral da minha Sitcom.” Rematou Helga.

    O PLATINALINE entrou em contacto com o actor Yuri de Sousa, tendo o mesmo afirmado que só dará entrevistas depois do caso terminar.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto