- Publicidade -

More

    TS quer agilidade na resolução judicial de processos de divórcio

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O presidente do Tribunal Supremo (TS), Joel Leonardo, pediu, quarta-feira, no município do Soyo, província do Zaire, maior celeridade na resolução judicial de processos relacionados com pedidos de divórcios.

    Em declarações à imprensa, o também presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) disse haver muitas reclamações de cidadãos que, por várias razões, recorrem aos tribunais para requerer o fim da relação conjugal.

    Chamou atenção aos magistrados judiciais, de modo a dar um tratamento célere aos processos do género, por considerá-los sensíveis à vida de muitos cidadãos.

    Segundo o presidente do TS, quando os tribunais levam tempo a resolver estes assuntos, em alguns casos, as partes interessadas desistem de formalizar outro relacionamento, por incapacidade do tribunal em resolver o pendente anterior.

    “Temos que ser mais rápidos no tratamento dos processos de divórcio, de modo a evitar a desestabilização das estruturas familiares”, vincou.

    Joel Leonardo pediu, por outro lado, maior reflexão, responsabilidade e serenidade no tratamento de processos sobre o exercício da regulação da paternidade.

    Disse haver insatisfação sobre o tratamento desigual destes casos, onde pais com um número considerável de filhos, numa relação activa, retiram-lhes 90 por cento dos seus ordenados a favor de uma família numa relação anterior, por ordem judicial.

    “É preciso proteger-se o interesse dos menores com pais em comum, criando um equilíbrio na prestação de alimentos e outras condições que concorrem para a sobrevivência dos filhos”, aconselhou.

    Informou que, o Conselho Superior da Magistratura Judicial está a ponderar indicar profissionais experientes para tratar de conflitos familiares e relações conjugais, após a sua capacitação nesta matéria.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Protteja Seguros aposta em parcerias sustentáveis

    PROTTEJA SEGUROS comunica a todos os seus clientes e parceiros a expansão do seu nível de coberturas em Angola e além-fronteiras (Portugal, África do...

    Africell lança campanha de diversificação de agentes com foco na criação de novos negócios:

    | A Africell está a abrir as suas portas para que empresas e particulares se tornem Agentes de Recargas Electrónicas (EVC) da Africell numa...

    ZAP proporciona momento mágico a mais de 170 crianças de lares Vidas ZAP com o grande “Show do Panda E Os Caricas”.

    Luanda, 11 de Junho de 2024 – No dia 7 de Junho, a ZAP reuniu mais de 150 crianças, na acção Vidas ZAP "Show...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto