- Publicidade -

More

    TV Cabo e Fundação Mulher realizam palestra para elucidar população sobre importância do auto-exame

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A TV Cabo realizou, na manhã desta terça-feira (25), uma palestra para uma vez mais mostrar à população em geral a importância do auto-exame em parceria com a Fundação Mulher.

    A palestra, que decorreu na Mediateca De Angola, foi presidida pela Dra. Albertina Macedo De Carvalho Manança, especialista em oncologia clínica.

    Albertina Manança chamou a atenção dos presentes para que façam regularmente o auto-exame de maneiras a prevenir-se desta patologia que tem assolado homens e mulheres, visto que 1% dos homens também tem sido afetado pelo câncer da mamã.

    Sobre os sinais de alerta, Albertina Manança falou que o cancro é uma doença silenciosa, que muitas das mulheres que são diagnosticadas com câncer da mama nunca tiveram nenhum dos sintomas que permitem com que a paciente consiga ter noção de que está doente sem que vá a um hospital. O aspecto da pele do mamilo, surgimento de ínguas nas axilas, caroços ou nódulos nas mamas e saída de líquido estranho na mama são alguns dos sintomas iniciais.

    Tomar pílula anticoncepcional por um longo período de tempo, menopausa tardia, nuliparidade, primeira gravidez a partir dos 35 anos de idade e menarca precoce são alguns factores de risco que foram citados pela médica especialista.

    Na mesma ocasião, a oncologista clínica Albertina Manança frisou que o câncer do colo do útero ainda é o que mais faz vítimas mortais no nosso país. Aconselhou as mulheres presentes a procurarem um ginecologista regularmente, falou dos riscos de não amamentar e de ter filhos “tarde”.

    “É necessário fazer o auto-exame com bastante calma e atenção. Às mulheres que menstruam devem fazer o auto-exame 8 dias após a menstruação, já as mulheres que estão na menopausa devem fazê-lo de um em um mês”, afirmou a Dra. Albertina Manança.

    Actualmente em Angola existe apenas um Centro De Oncologia, mas, a enchente é grande. O Hospital Geral De Luanda conta com uma máquina de mamografia, que auxilia no rastreio do câncer da mama.

    Por: Geovania Mateus

    Share this
    Tags

    A Bombar

    “O mundo não aprecia coitados nem perdedores”, diz Teresa Sara

    A atual Miss Angola Internacional, Teresa Sara, deixou um conselho para as jovens que a veem como modelo. Em sua abordagem, aconselhou-as a lutar...

    “O mundo não aprecia coitados nem perdedores”, diz Teresa Sara

    A atual Miss Angola Internacional, Teresa Sara, deixou um conselho para as jovens que a veem como modelo. Em sua abordagem, aconselhou-as a lutar...

    Governo Provincial de Luanda entrega Octógonos à FAMMA

    Por: Helder Lourenço O Governo Provincial de Luanda demonstrou o seu compromisso com a promoção das artes marciais ao entregar, nesta terça-feira (16), dois Octógonos...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto