A TV Record e a DStv apresentam o documentário Caminhos para a Paz. Um retrato histórico do nosso passado recente que desvenda os contornos das negociações, os principais actores e os momentos decisivos que conduziram Angola até a paz definitiva em 2002.
A obra faz uma contextualização do período compreendido entre a era colonial, os primeiros anos de independência e os anos de conflito armado entre os principais movimentos de libertação nacional. Segue-se o agudizar do conflito pós-eleitoral de 1992 que culmina com o fim da guerra em 2002 e o alcance definitivo da paz em Angola.
O documentário está dividido em 5 episódios e começa a ser exibido a partir desta segunda-feira, 31 de Julho, às 22h, na Record Africa, canal 501, exclusivo da DStv.
O primeiro episódio da série marca de forma elucidativa a história de Angola… “Com treze anos de guerra colonial os angolanos conquistam a Independência, mas dias antes, Angola é invadida pela África do Sul. Os Estados Unidos e a China patrocinam a FNLA e a UNITA (movimentos de libertação da altura), e a aliança Cuba/União Soviética apoia o MPLA (outro dos movimentos de libertação). Assim, sem nunca imaginar, Angola fará parte das disputas entre os dois blocos da Guerra Fria e terá que enfrentar o exército mais poderoso de África”.