Por: Stella Cortez
“Tudo começou como um teste queria saber como andam os meus conhecimentos quanto as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Matemáticas e cultura Geral participei e ganhei o concurso municipal, mas levava tudo numa brincadeira”. O estudante Pitra Sebastião continuo “Comecei a sentir o peso da responsabilidade quando fui para o concurso provincial os meus pais e professores tornaram-se mais exigentes vencemos e fomos para a grande final que aconteceu no dia 24 deste mês. Graças a Deus a minha província venceu o concurso Sábados Académicos 2016”.
Pitra Sebastiao natural do Cuanza Sul, estudante do 12 ano do curso de Produção e Perfuração de Petróleos do Instituto de Petróleo do Sumbe classificado com o diploma de Estudante de Mérito em entrevista a Platina Line falou da sua participação na 8 edição do concurso sábados académicos 2016 “A fase final foi muito dura principalmente o teste de Língua Portuguesa estava muito difícil, confesso que em algum momento pensei que as províncias de Malange e Cabinda fossem ganhar, mas quando fizemos o teste de matemática na altura da classificação vi que Malange estava fora, depois chamaram Cabinda quando anunciaram Cuanza Sul como a grande vencedora fiquei em choque”…
Outra concorrente natural da mesma província é a Margarida José estudante do 1 ano do curso de Enfermagem Geral “para mim foi bastante difícil, o teste de língua portuguesa estava duro, já o de cultura geral, história e matemática conseguimos superar. Sempre tive o apoio dos meus pais, desde o momento em que passei no teste inter-turma decidi abraçar este desafio.
Margarida realçou ainda ” aprendi muito, tivemos vários seminários, conheci estudantes de várias partes do país. Este concurso vai servir de incentivo não só para mim como também para outras pessoas dedicarem-se mais aos estudos, aproveito para dizer aos representantes das outras províncias que estudem não percam a fé empenhem-se mais no próximo ano”
De lembra que Cuanza Sul vence pela segunda vez o programa Sucesso Escolar e Mérito Estudantil – Sábados Académicos
Para finalizar a entrevista Dalto Tomé estudante 3 ano do curso de Ciências Económicas e Jurídicas representante de Cabinda disse-nos”participar no concurso não foi uma decisão minha, fui escolhido um dia antes do concurso tudo aconteceu de forma repentina. Nem tinha noção do regulamento do concurso. É uma honrar representar Cabinda, aos meus pais e professores sou e serei grato por tudo pela educação e por terem apostado em mim”.