- Publicidade -

More

    Vice Presidente deixa mensagem de condolências pelas mortes de Waldemar Bastos e Carlos Burity

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O Vice-Presidente da República endereçou esta quarta-feira [12.08.2020] mensagens de condolências às famílias dos músicos Waldemar Bastos e Carlos Burity, falecidos esta semana, em Lisboa e Luanda, respectivamente, por doença.

    Bornito de Sousa considerou a morte dos dois ícones da música angolana um “duro golpe” à cultura e às artes angolanas, no geral, e à música, em particular.

    Em nome dos funcionários dos Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República e em seu próprio, Bornito de Sousa endereçou condolências às famílias enlutadas e à classe dos artistas angolanos que “perdem duas grandes referências, cujas carreiras coroadas de prémios nacionais e internacionais, continuam a inspiram outras gerações”.

    Waldemar Bastos morreu na madrugada desta segunda-feira, [10.08.2020] em Lisboa, Portugal, aos 66 anos de idade. O músico que nasceu em Mbanza Kongo deixa um vasto repertório, que teve a sua génese no país, mas acabou por expandir-se pelos palcos do mundo inteiro, ao longo de 40 anos de carreira.

    Foi distinguido com um Diploma de Membro Fundador da União dos Artistas e Compositores (UNAC-SA) e com Prémio Award, em 1999, pela World Music e em 2018, foi distinguido com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de música.

    A classe artística angolana voltaria a ver-se abalada com outra triste notícia, pouco mais de 48 horas depois. Carlos Burity, outro grande nome da música angolana, faleceu, aos 67 anos, vítima de doença, numa clínica em Luanda.

    Autor de sucessos como Malalanza”, “Tia Joaquina”, “Tona Cashi”, “Manazinha” e “Mucangiami”, Carlos Fernandes Burity Gaspar se iniciou na música em 1968 e gravou, em 1974, sendo considerado um dos maiores intérpretes do estilo musical semba. Com perto de 50 anos de carreira, Carlos Burity Gravou álbuns como “Carolina” em 1991, com os temas “Uabite Boba”, Maria “Alukaze”, “Narciso” (de Mamukueno), “Carolina”, “Monami”, “Adeus” e Kilundo. Carlos Burity é também autor, dentre outros, dos álbuns “Malalanza”, “Paxi Iami”, “Wanga”, “Ginginda”, “Massemba” e “Zuela o Kidi”.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    VIVA Seguros expande suas operações para Benguela

    A VIVA Seguros anunciou hoje  sua expansão de serviços com a chegada da Unidade Viva à província de Benguela, em Angola. Esta expansão faz...

    Workshop debaterá o futuro do turismo em Felipe Guerra/RN, cidade com 454 cavernas conhecidas

    No cenário de potencialidades turísticas do Rio Grande do Norte, destaca-se a região de Felipe Guerra, que abriga a maior quantidade de cavernas catalogadas...

    As decisões dos campeonatos de futebol na Europa

    O mês de Abril marca o arranque para a última milha rumo a glória nos principais campeonatos de futebol na Europa, quer do ponto...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Visit arnan.me

    Mais como isto