A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, rendeu na manhã desta quarta-feira [04 de Janeiro de 2023], na Nunciatura Apostólica da Santa Sé em Luanda, homenagem à Sua Santidade Papa Emérito Bento XVI, falecido sábado [31.12.2022] no Mosteiro Mater Eclesial, Cidade do Vaticano, vítima de doença.
Na Nunciatura Apostólica, Esperança da Costa transmitiu palavras de conforto ao Núncio Apostólico em Angola e São Tomé e Príncipe, Dom Giovani Gaspari, antes de assinar o Livro de Condolências, no qual escreveu:
“Ao Vaticano e à Igreja Católica, apresento, em nome de Sua Excelência, Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço, sentimentos de pesar pelo passamento físico do Papa Emérito Bento XVI, ocorrido a 31 de Dezembro de 2022.
Recordamos com carinho a sua visita à Angola, em 2009, durante a qual, expressou respeito e o carinho que nutria pelo povo angolano, tendo reunido com a juventude, a quem incentivou à busca permanente de soluções para contribuir para o desenvolvimento do país. Relembramos ainda o apelo à Angola e aos angolanos para a manutenção da Paz e da reconciliação nacional. O Papa Emérito Bento XVI foi um grande humanista, defensor do património da fé e seu guardião, Homem de amor a quem relembramos sempre.
Eterna saudade do povo angolano”.
Durante a visita ao país, em 2009, Bento XVI abençoou Angola e os angolanos, tendo aproveitado a ocasião para falar com frontalidade de desafios enfrentados na altura, e que ainda hoje permanecem, como a necessidade, entre outras, de manter a paz, promover o desenvolvimento e a justiça social, e de combater a corrupção e a pobreza.