O estado de Nelson Mandela é grave, confirmou hoje a sua filha mais velha. Makazine Mandela disse numa entrevista que o ex-Presidente sul-africano já só consegue expressar-se através do toque das mãos. “Quando segura a minha mão, quer dizer que está ali, que gosta de mim”.
“Desta forma, confirma-se que a vida de ‘Madiba’ está-se a apagar lentamente, tal e qual como disse há dois meses um seu amigo, o advogado George Bizos, que falou abertamente na sua falta de memória”, afirma a edição de hoje do jornal “El Mundo”.
Uma pessoa próxima de Graça Machel afirmou ao diário espanhol que a a mulher de Nelson Mandela admite, em conversa com os amigos, “que qualquer outra pessoa (na situação do seu marido) já estaria morta. E isto ainda não aconteceu porque na África do Sul estão a lutar pela sua vida com todos os recursos médicos possíveis, e é isso que o mantém vivo”.
Makazine, que está envolvida numa grande polémica por causa da herança de Mandela – terá dito ainda que “‘Madiba’ nunca teve tempo para ser um autêntico pai. Acredito que, hoje, ele pensa que podia ter exercido a paternidade de forma diferente”.
Nos últimos cinco meses, Nelson Mandela foi hospitalizado de urgência por três vezes.