Por: Stella Cortêz
Whitney Shikongo, Miss Angola 2015, apela à sociedade angolana para que ajudem na recuperação da pequena Telma de Jesus, que há três anos foi operada no Centro Neurocirúrgico e Tratamento de Hidrocefalia, no Benfica, mas a recuperação não tem sido muito boa, pois a sua família não tem condições para dar sequência ao tratamento.
De acordo com as declarações prestadas ao Platinaline pela Miss, tudo começou em Dezembro, aquando da organização de um Natal Solidário pela Whitney no Centro Neurocirúrgico de Hidrocefalia, quando a dona Beatriz de Jesus Aragão, mãe da pequena Telma, abordou a modelo angolana para falar sobre o estado de saúde da sua filha.
“A dona Beatriz pediu-me o número de telefone dizendo que queria falar comigo. No sábado, ela ligou para mim e explicou que a menina não faz as consultas desde 2016, que também pararam de fazer a medicação, porque não há condições para darem sequência ao tratamento. A dona Beatriz disse-me ainda que, em alguns momentos, a bebé come apenas uma vez por dia e tudo isso mexeu comigo, porque a criança precisa seguir uma dieta”, contou Whitney Shikongo.
A modelo continuou ao dizer que depois de ouvir atentamente a mãe desesperada, não pensou duas vezes, reuniu alguns bens de primeira necessidade, fez uma cesta básica e levou para a casa da pequena Telma para, pelo menos, aguentar alguns dias. Já no local (casa da menina), apercebeu-se de que a pequena Telma perdeu a visão e que precisa de um colete para endireitar o corpo, porque está a ficar inclinada.