- Publicidade -

More

    ZAP promove sessão de esclarecimento no âmbito do Novembro Azul – Seja o Herói, Cuide da sua Saúde

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A ZAP promoveu no passado dia 29, no ZAP Cinemas, uma sessão de esclarecimento no âmbito do Novembro Azul, com o mote “Seja o Herói, Cuide da sua Saúde”.

    O encontro que juntou jornalistas de distintos meios de comunicação e especialistas de saúde capacitou os profissionais da comunicação em matéria de saúde, com ênfase no cancro da próstata. Num ambiente educativo e informativo, os comunicadores tiveram acesso a conhecimento especializado sobre esta doença, obtendo ferramentas para poder fazer coberturas jornalísticas mais informadas sobre o tema.

    A acção contou com a presença das especialistas em saúde Dra. Florinda Helena da Silva Miranda,Médica Urologista, Sexóloga e Terapeuta de Casais, e da Dra. Marlene de Almeida Diogo, Psicóloga Clínica e funcionária do Instituto Angolano de Controlo do Cancro, que de uma forma simples e descomplicada, falaram sobre a importância do rastreio, por forma a prevenir e antecipar o desenvolvimento de problemas de saúde mais complicados.

    A iniciativa foi aplaudida por todos os convidados, que no final partilharam também eles a sua visão sobre a sessão “Este é um tema actual e fundamental, porque na nossa sociedade ainda há muitos tabus sobre doenças como o cancro da próstata. Alguns homens ainda têm receio de recorrer aos médicos para o devido rastreio, porque acreditam que o exame vai-lhes retirar a masculinidade ou virilidade. Mas este é um tema de saúde, e quando se fala de saúde devemos estar abertos e não nos restringirmos”.

    Houve também quem reforçasse o papel dos meios de comunicação na divulgação de temas importantes como este: “Somos os mediadores entre os meios de comunicação e a sociedade, é sempre bom termos a informação e dados correctos sobre este assunto, sobretudo por ser algo que preocupa os cidadãos, mas que, por receio, é bastante silenciado.”

    As especialistas de saúde parabenizam a iniciativa da ZAP, ressaltando que o cancro da próstata deve ser abordado em todo os momentos, pois não é um problema que existe somente em Novembro.

    “Eventos como estes são muito importantes, porque dão ao jornalista uma noção da sua responsabilidade nesta matéria e representam o que a política pública defende no que toca ao cuidado com o trabalhador. É tão necessário informar quem não tem acesso aos dados, como formar quem transmite a informação”, disse a Dra. Florinda Helena da Silva Miranda.

    “Os jornalistas interagiram o tempo todo, e em vez de projectarmos o assunto, dinamizámos o tema com perguntas e respostas. É necessário que se fale sobre o ‘Novembro Azul’ não somente nesta época especifica e não apenas com os homens, pois as mulheres também precisam de ir a um urologista e verificar a sua saúde reprodutiva”, vincou, por seu lado, a Dra. Marlene de Almeida Diogo.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    BPC Alcança Lucro de 105,8 Mil Milhões Kz em 2023 Após 7 Anos de Prejuízos

    Após um período de sete anos enfrentando prejuízos, o Banco de Poupança e Crédito (BPC) conseguiu encerrar o ano de 2023 com um resultado...

    Tunjila Tuajokota lamenta falta de convites em eventos: “já não nos querem convidar”

    O grupo musical folclórico angolano, Tunjila Tuajokota, expressou, em entrevista ao Platinaline, nesta Quinta-feira (29) de Fevereiro, a sua preocupação com a falta de...

    Carlos Morais fala sobre a Possibilidade de Voltar a Jogar pela Seleção Nacional: “Se Eu Tivesse a Oportunidade, Eu Iria”

    Há quase um ano sem vestir a camisola da seleção nacional sénior masculina de basquetebol, o que tem gerado debates entre os analistas desportivos,...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto