- Publicidade -

More

    17 milhões de angolanos possuem um telemóvel

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Em alusão ao Dia Mundial das Telecomunicações e Sociedade de Informação, que se assinala hoje, é realizado, em Luanda, o Fórum Tech Hub 2022. O director nacional das telecomunicações e tecnologias de informação, Matias Borges, anunciou, ontem, em Luanda, que mais de 17 milhões de pessoas no país são assinantes de telefonia móvel.

     

    Matias Borges falava em entrevista ao Jornal de Angola, em alusão ao Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, que se assinala hoje.

     

    O director informou, ainda, que o país tem mais de sete milhões de utilizadores de Internet e mais de dois milhões de subscritores de televisão por assinatura, bem como cerca de 22.000 quilómetros de fibra óptica, uma infra-estrutura importante para o fornecimento dos serviços de comunicações electrónicas.

     

    Matias Borges reconhece ser importante continuar a trabalhar e desenvolver iniciativas para o alcance dos objectivos do Executivo, que consiste na observância contínua do princípio da inclusão digital, consubstanciado na necessidade de criar e promover condições que tornem possível o acesso de todos os cidadãos às TIC e aos Serviços da Sociedade da Informação.

     

    Disse que a meta é permitir a conectividade e acesso à banda larga a toda a população, a preços confortáveis, com prestação de serviços de qualidade, bem como a implementação e desenvolvimento de novas aplicações, serviços públicos e electrónicos essenciais ao crescimento e prosperidade do país.

     

    Matias Borges considera que as telecomunicações e as tecnologias de informação e comunicação (TIC) desempenham um importante papel para alcançar o envelhecimento saudável, combater a discriminação baseada na idade, ajudar a construir cidades mais inteligentes e garantir a inclusão de todos.

     

    O director referiu que o Executivo está consciente do papel primordial que as Telecomunicações e Tecnologias de Informação desempenham como alavanca fundamental no processo de desenvolvimento socioeconómico, fundamentalmente na luta contra a pobreza e na prossecução dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio, que definiu o sector como fundamental no processo de modernização da governação, desenvolvimento social, económico e de inclusão social.

     

    Neste contexto, acrescentou, no cumprimento dos objectivos e metas definidas no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022 e no Livro Branco das TIC, foram traçadas acções cujos resultados estão reflectidos na melhoria contínua da prestação dos serviços públicos básicos de telefonia, no acesso à Internet e serviços associados, primando pela qualidade, de acordo com as necessidades dos utilizadores.

     

    Angosat 2 pode ser lançado este ano

     

    O director anunciou que, para o alcance dos objectivos preconizados pelo Executivo, está em fase de conclusão a construção do satélite ANGOSAT-2, para o lançamento em órbita no segundo semestre deste ano.

     

    Acrescentou que, em matéria da indústria e tecnologia espacial no país, foi criado um Sistema de Observação da Terra (SOT), onde várias aplicações têm sido desenvolvidas com benefícios reais, com destaque para os sectores da agricultura, ordenamento do território e para o monitoramento de derrames de petróleo.

     

    Matias Borges disse ainda que entre os anos de 2020 e 2021, três angolanos, com menos de 30 anos, foram destacados entre os dez melhores engenheiros na indústria espacial africana.

     

    Com este feito, Angola lidera o Comité de Direcção para criação do sistema de partilha de infra-estruturas espaciais da SADC e é o ponto focal da organização junto da União Internacional das Telecomunicações para as questões relacionadas com as posições orbitais.

     

    Referiu que, no domínio da capacitação e formação técnica e científica, foram formados mais de 150 jovens a nível nacional, na área de telecomunicações/TIC, segurança informática e comunicação via satélite.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto