Sob o lema: “Conhecer Angola com o teatro e a criação de um ciclo de formação”, decorreu, nesta quarta-feira (26), no auditório da escola Njinga Mbandi, em Luanda, a conferência de imprensa de apresentação da oitava edição do “Circuito Internacional de Teatro” (CIT), que teve como grande homenageado o renomado encenador e director de teatro Adelino Caracol.
Para além de homenagear Adelino Caracol, o evento serviu também para anunciar a grande novidade do CIT, que é o lançamento ao mercado angolano dos “Prémios Escrita Teatral José Mena Abrantes”.
Na ocasião, o coordenador para área de formação do CIT, José Silveira Teixeira, disse aos microfones do Platina Line que esta oitava edição do CIT perspectiva levar os artistas a conhecer a nossa Angola através do teatro.
“O grande conceito que trouxemos para esta oitava edição é conhecer Angola com teatro, por isso nesta perspectiva, criamos também um círculo de formação virada para esta perspectiva de levar realmente os artistas primeiro a conhecer a nossa Angola com o teatro e o público que vai correr as salas conhecer Angola com teatro a partir de espetáculos que os grupos vão criar e produzir”.
Segundo o coordenador do evento, chegou a hora certa para homenagear Adelino Caracol, “visto que ele é o arquivo e o museu é o teatro”.
Já para o homenageado, esta edição do CIT tem um sabor muito especial.