- Publicidade -

More

    NASA e MIT apoiam combate à seca no Sul de Angola com 550 mil dólares

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    De acordo com dados do Programa Emergencial de Combate à Seca no Sul de Angola, estima-se que 1,3 milhões de pessoas estão afectadas pelo fenómeno da seca nas províncias do Cunene, Namibe, Huíla e Cuando Cubango.

    A fim de contribuir para mitigar os efeitos da seca e apoiar o Governo de Angola, na resolução deste problema, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, através do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), tem em curso o Projecto de Catalogação e Quantificação dos efeitos da Seca no Sul de Angola, através da geração e utilização de dados de satélite, capaz de melhorar a gestão hídrica e o monitoramento da seca na região.

    O projecto, é uma parceria GGPN e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA – melhor Universidade de Engenharia do mundo, agora contará com o suporte financeiro de USD 550 mil da NASA, agência espacial norte-americana, numa solicitação de apoio feita pela directora do Space Enabled Research Group, MIT Media Lab, Dra. Danielle Wood.

    Com duração prevista de três anos, o Projecto, designa-se “Apoio a Gestão da Seca em Angola usando Modelagem Integrada do Meio Ambiente, Vulnerabilidade, Tomada de Decisão e Tecnologia (EVDT)”, é uma parceria MIT e o GGPEN, que tem como meta criar um Sistema de Apoio à Decisão de Secas para Angola.

    De ressaltar que a Dra. Danielle Wood, que inclusive já esteve em Angola com especialistas do MIT, é a principal investigadora do projecto por parte daquele instituto de tecnologia, enquanto que o director geral do GGPEN, Dr. Zolana João, é o principal investigador por parte de Angola.

    A Dra. Wood ocupou vários cargos na sede da NASA. Obteve o seu doutoramento em engenharia aeronáutica e aeroespacial no MIT. O Dr. Zolana João é Doutor em Gestão de Engenharia, na Universidade de George Washington.

    Tutelado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), o GGPEN tem por missão promover o uso pacífico do espaço, bem como conduzir estudos estratégicos que visam estabelecer acordos de cooperação com instituições técnicas e científicas do domínio espacial, assegurando a criação de competências tecnológicas e humanas nacionais e a transferência de tecnologia e do saber fazer no quadro do Programa Espacial Nacional.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Privatização de 109 Ativos do Estado Avaliada em 1,5 Bilião de Kwanzas

    Luanda – O Governo angolano prevê arrecadar cerca de 1,5 bilião de kwanzas com a venda de 109 ativos do Estado até julho de...

    Vera Daves Defende Novo Paradigma de Desenvolvimento Focado na Segurança Alimentar e Parcerias Privadas”

    A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou em Pequim, China, que Angola está em busca de um novo paradigma de desenvolvimento, com...

    Swelia António revela que, enquanto Miss Angola, enfrentou pessoas com más intenções

    Por: Lindeza Admizalda Swelia António, Miss Universo Angola 2022, foi recentemente convidada do programa "Dia Alegre", da rádio Platina FM 96.8, onde falou sobre...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto