- Publicidade -

More

    Utola C-Yo, músico vanguardista e multitalentoso "

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Num mundo dominado por aparências, Auto-Tunes e musicólogos de nulo conhecimento, artistas há que sem serem aclamados por uma vasta audiência, ainda assim são dos poucos que realmente pertencem a ” vintage ” Old School do Rap feito por angolanos. Utola C-Yo, tal como o bom vinho, fez do tempo o seu maior amigo e a razão única de ser reconhecido por inúmeros artistas renomados, tanto do Rap como de outras fusões musicais.

    Estudioso e perfeccionista, desde muito cedo demonstrou apetência pela música, passando pelo grupo coral da Igreja Metodista Unida de Angola no qual sempre manifestou o desejo de aprender a tocar piano, isto no longínquo ano de 1992. Os anos 90 ficarão marcados para sempre na vida deste talentoso artista porque foi neste periodo que fundou alguns dos grupos mais marcantes da história das famosas ” Crews ” ou mesmo ” Family ” entre os grupos musicais de Luanda, tais como as Gulosas, os Warrant B ou os lendários Zona Dya Kidi ou simplesmente Zona Kidi.

    Anos mais tarde mudou-se pra Londres. Nesta cidade europeia decidiu matricular-se na Music Academy of Newham, lugar que definitivamente fez com que passasse a viver a música como um todo. Com um conhecimento musical mais apurado, com a experiência dos anos felizes que viveu em Angola e com a irreverência e indubitável talento do seu primo Sbasta, os dois decidiram formar o grupo angolano que tornou-se célebre nas terras de Sua Magestade, Os Makotas.

    Utola C-Yo está neste momento em estúdio a preparar o seu trabalho discográfico, que será um EP numa primeira fase, ou Maxi-Single como muitos o chamam, e posteriormente dedicar-se-á exclusivamente ao álbum. Lembrar que muito recentemente foi lançado no Itunes, Amazon e Superstore o single ” Amor Camaleão ” que tem a participação de Cef. O videoclip de Amor Camaleão vai ser rodado na Suiça e terá como realizador o conceituadíssimo Balange, responsável por sucessos de videos de Papa Wemba, Youssou Ndour etc.

    Para o EP que comportará 6 faixas musicais e um bônus track, Utola C-Yo tem trabalhado com o Mestre Akwesi da República do Ghana mas residente no Reino Unido, ele que é tão somente um dos directores artísticos de Youssou Ndour no que diz respeito a concertos ao vivo a nível da europa e igualmente um grande produtor de Jazz. Mestre Akwesi irá produzir um tema acústico que será uma fusão de R&B e Soul, trabalho este que tornar-se-á provavelmente numa das surpresas desta obra, uma vez que as pessoas estiveram sempre habituados a ouvirem Utola C-Yo a vocar no estilo Rap. Participarão ainda como produtores o Gheto Ace, o excelente Phil Tha’ MUSIC e outras novidades. Um dos temas do EP contará com a participação do filho de Utola C-Yo, o já afinadíssimo Junior C-Yo.

    Enquanto esperamos pelo EP e a versatilidade deste vanguardista, desfrutemos da sonoridade e liricismo de Amor Camaleão com o brilharete vocal de Cef.

    De Joe D’Almeida Londres

    Para o portal Platina Line

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Privatização de 109 Ativos do Estado Avaliada em 1,5 Bilião de Kwanzas

    Luanda – O Governo angolano prevê arrecadar cerca de 1,5 bilião de kwanzas com a venda de 109 ativos do Estado até julho de...

    Vera Daves Defende Novo Paradigma de Desenvolvimento Focado na Segurança Alimentar e Parcerias Privadas”

    A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou em Pequim, China, que Angola está em busca de um novo paradigma de desenvolvimento, com...

    Swelia António revela que, enquanto Miss Angola, enfrentou pessoas com más intenções

    Por: Lindeza Admizalda Swelia António, Miss Universo Angola 2022, foi recentemente convidada do programa "Dia Alegre", da rádio Platina FM 96.8, onde falou sobre...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto