- Publicidade -

More

    Utola C-Yo, músico vanguardista e multitalentoso "

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Num mundo dominado por aparências, Auto-Tunes e musicólogos de nulo conhecimento, artistas há que sem serem aclamados por uma vasta audiência, ainda assim são dos poucos que realmente pertencem a ” vintage ” Old School do Rap feito por angolanos. Utola C-Yo, tal como o bom vinho, fez do tempo o seu maior amigo e a razão única de ser reconhecido por inúmeros artistas renomados, tanto do Rap como de outras fusões musicais.

    Estudioso e perfeccionista, desde muito cedo demonstrou apetência pela música, passando pelo grupo coral da Igreja Metodista Unida de Angola no qual sempre manifestou o desejo de aprender a tocar piano, isto no longínquo ano de 1992. Os anos 90 ficarão marcados para sempre na vida deste talentoso artista porque foi neste periodo que fundou alguns dos grupos mais marcantes da história das famosas ” Crews ” ou mesmo ” Family ” entre os grupos musicais de Luanda, tais como as Gulosas, os Warrant B ou os lendários Zona Dya Kidi ou simplesmente Zona Kidi.

    Anos mais tarde mudou-se pra Londres. Nesta cidade europeia decidiu matricular-se na Music Academy of Newham, lugar que definitivamente fez com que passasse a viver a música como um todo. Com um conhecimento musical mais apurado, com a experiência dos anos felizes que viveu em Angola e com a irreverência e indubitável talento do seu primo Sbasta, os dois decidiram formar o grupo angolano que tornou-se célebre nas terras de Sua Magestade, Os Makotas.

    Utola C-Yo está neste momento em estúdio a preparar o seu trabalho discográfico, que será um EP numa primeira fase, ou Maxi-Single como muitos o chamam, e posteriormente dedicar-se-á exclusivamente ao álbum. Lembrar que muito recentemente foi lançado no Itunes, Amazon e Superstore o single ” Amor Camaleão ” que tem a participação de Cef. O videoclip de Amor Camaleão vai ser rodado na Suiça e terá como realizador o conceituadíssimo Balange, responsável por sucessos de videos de Papa Wemba, Youssou Ndour etc.

    Para o EP que comportará 6 faixas musicais e um bônus track, Utola C-Yo tem trabalhado com o Mestre Akwesi da República do Ghana mas residente no Reino Unido, ele que é tão somente um dos directores artísticos de Youssou Ndour no que diz respeito a concertos ao vivo a nível da europa e igualmente um grande produtor de Jazz. Mestre Akwesi irá produzir um tema acústico que será uma fusão de R&B e Soul, trabalho este que tornar-se-á provavelmente numa das surpresas desta obra, uma vez que as pessoas estiveram sempre habituados a ouvirem Utola C-Yo a vocar no estilo Rap. Participarão ainda como produtores o Gheto Ace, o excelente Phil Tha’ MUSIC e outras novidades. Um dos temas do EP contará com a participação do filho de Utola C-Yo, o já afinadíssimo Junior C-Yo.

    Enquanto esperamos pelo EP e a versatilidade deste vanguardista, desfrutemos da sonoridade e liricismo de Amor Camaleão com o brilharete vocal de Cef.

    De Joe D’Almeida Londres

    Para o portal Platina Line

    Share this
    Tags

    A Bombar

    “Mulher detida em Luanda após acumular dívida milionária em hotel de luxo

    Uma mulher de 36 anos assumiu uma identidade falsa de empresária e se hospedou em um hotel de luxo na região do litoral sul...

    “SIC desmantela rede de falsificação de dólares provenientes da RDC em Angola”

    O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou uma rede de indivíduos angolanos que colaboravam com estrangeiros para introduzir dólares falsificados no país, provenientes da...

    Pinóquio: A Verdadeira História” traz emoção e diversão a 31 de Maio no ZAP Cinemas

    Luanda, 23 de Maio de 2024 – A emocionante estreia de "Pinóquio, a História Verdadeira" no ZAP Cinemas traz uma nova e divertida abordagem...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto