- Publicidade -

More

    A epidemia das «Maridas» Assassinas!

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Constatamos nos últimos tempos os casos de mulheres que matam os seus maridos por razões diversas tomando conta da cidade capital e das demais províncias. Ao que tudo indica esta onda de assassinatos começou após o surgimento do famoso  «Caso Nerika» também conhecido como “O Crime do Nova vida”, onde a vítima mortal foi um marido «aparentemente inofensivo» uma vez que foi morto enquanto dormia e cujo a protagonista terá sido a própria esposa .
    Evidentemente por ser o primeiro caso deste género com tamanha repercurssão nacional cabia a nossa justiça o dever de avaliar os factos e punir a responsável, de modos que esta pudesse servir de exemplo e desencorajar atitudes vindouras do mesmo género.Felizmente assim foi feito.
    Nerika Ferreira Pires da Conceição Loureiro de 32 anos, foi condenada por homicídio culposo e recebeu uma pena de 17 anos de prisão em regime fechado e mesmo apesar da isatisfação por muitos demonstrada, com relação a pena concebida, aos poucos o «assunto>> deixou de existir nas conversas de bairros o que levava-nos a crer que estavamos a chegar ao fim de mais um longo episódio judicial.
    Mas, «como mwângole não aprende»,surpreendentemente nos meses que se seguiram  como uma verdadeira epidemia, às nossas autoridades foram cada vez mais registrando incidentes semelhantes ao Caso Nerika. Desta mesma «epidemia» nem  mesmo às nossas figuras públicas escaparam sendo que uma destas vítimas mortais foi o actor do programa Makamba Hotel da Ztv (Zimbo tv) que segundo dizem, também foi morto pela mulher à facadas enquanto dormia.
    Como é de se esperar diante de tais acontecimentos, à pergunta que não quer calar é porquê? Porquê? Porque que à «faca» outrora usada pelas mulheres para cortar alimentos agora tornou-se no utensílio usado pelas mesmas para acabar com à vida dos seus parceiros?
    É impossível responder a esta pergunta com precisão porém creio que para analizar estes casos, é crucial sermos realistas e como diriam os juristas olhar para os factores atenuantes (a favor) da mesma forma que olhamos para os factores agravantes(contra).
    Na minha opinião o que leva estas mulheres a terem atitudes do género é a acumulação de situações desagradáveis. Afinal de contas; quantas mulheres são mortas pelos seus parceiros diariamente, são espancadas e vítimas de abusos psicólogicos e emocionais quando sofrem humilhações diante dos seus filhos, familiares e amigos mas mantêm-se caladas na ausência de coragem para dizer basta e irem-se embora…
    Será que alguma vez no passado à nossa sociedade já parou para seriamente debater à razão pela qual tantas mulheres são vítimas de tamanhos maus-tratos. Acredito que não, e de igual forma  acredito que até então tem-se feito muito pouco para acabar com estes actos de covardia, apesar das actuais leis contra violência doméstica que existem no nosso país. Digo isso porque lamentavelmente, mesmo vivendo numa sociedade onde a modernidade se fazer bastante presente, ainda possuímos uma forte influência «tradicional» que vê à mulher como um ser submisso ao marido. De lembrar, que a agressão física dentre outras que a mulher é vítima é  proveniente gerações anteriores a dos nossos pais e avôs.
    Mesmo sem a intenção de defender «às acusadas» sublinho que a violência domestica só tornou-se um delicto no século XX. O que quer dizer que pouco antes disso os maus tratos que às esposas sofriam dos seus maridos pouco interessavam a justiça.
             Modelo fotógrafica: Cael Pascoal
    Então pergunto, será que não é o conjunto destes factores que levam estas mulheres a agirem tal e qual como uma preza que para livrar-se do seu predator não mede esforços?


    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto