O que vem a seguir para as comunicações na África? AfricaCommsWeek 2022 arranca hoje
A sexta edição da Semana das Comunicações da África (AfricaCommsWeek) reúne profissionais de comunicação focados no mercado Africano. Profissionais de mais de 20 cidades africanas e europeias irão discutir como a comunicação pode posicionar estrategicamente as nações africanas no cenário global para fortalecer sua agenda de desenvolvimento. De 23 a 27 de maio de 2022, os comunicadores se reunirão para uma série de conferências híbridas, masterclasses e mesas redondas em torno do tema “Ahead of the Curve: What’s Next for Comms in Africa?”
Questões recentes de governança global, como clima, saúde pública, comércio e segurança, demonstraram que os actores africanos não são agentes passivos nas relações internacionais. A comunicação estratégica desempenha um papel fundamental no aprimoramento de suas capacidades para exercer vários níveis de agência e, cada vez mais, definir os termos de engajamento.
“Muitas vezes, a África tem sido enquadrada como um lugar sobre o qual se actua, não como um continente diversificado com uma agenda própria em evolução, no entanto, a crescente visibilidade de líderes africanos e especialistas em organizações internacionais está trazendo narrativas e interesses africanos para o mainstream” diz Annie Mutamba, cofundadora da Africa Communications Week.
“A agência africana não deve ser vista apenas como uma emanação de actores estatais. Os africanos de todos os sectores público e privado e da sociedade civil precisam continuar a pressionar por um lugar à mesa e é aqui que a comunicação estratégica pode amplificar sua voz na formação da agenda global”. A cofundadora da Africa Communications Week, Eniola Harrison, explica
Os especialistas em comunicação têm voz, recursos e redes. Eles também precisam ser estratégicos e intencionais sobre como estão deliberadamente moldando uma narrativa que é tão vital para a transformação do continente. À medida que o mundo emerge da pandemia de Covid-19, agora mais do que nunca, os comunicadores devem apoiar proactivamente a recuperação económica do continente.
Sobre a Semana das Comunicações da África
Lançada em 2017, a Africa Communications Week é um movimento global bilíngue (EN/FR) que constrói pontes entre profissionais de comunicação comprometidos com a transformação da África. A AfricaCommsWeek não se destina exclusivamente a profissionais africanos, mas está aberta a organizações e empresas internacionais com presença, participação, interesses ou experiência em África.
A missão da AfricaCommsWeek é capacitar e equipar os profissionais de comunicação focados na África com as ferramentas e recursos para mudar as narrativas atuais sobre a África.