- Publicidade -

More

    Angola e África do Sul avaliam cooperação cultural

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A cooperação cultural, com foco na formação de quadros, património histórico, em particular em áreas ligadas à luta de libertação dos povos da África Austral, intercâmbio no sector das bibliotecas e arquivos, dominou o encontro, desta quinta-feira, em Luanda, entre os ministros da Cultura de Angola, Carolina Cerqueira, e da África do Sul, Nkosinathi Mthethwa.

    Os dois governantes analisaram o Programa Executivo de Cooperação conjunta 2018 – 2019, bem como a necessidade do reforço da cooperação nos domínios do património histórico, em particular nas áreas ligadas à luta de libertação dos povos da África Austral e intercâmbio no domínio das bibliotecas, arquivos e formação artística.

    Os dois países manifestaram a intenção de colaborar no projecto de listagem do Cuito Cuanavale e do Nelson Mandela Sítio como património da humanidade.

    A ministra Carolina Cerqueira reafirmou que o país conta com o apoio dos países da região Austral para a elevação do Memorial do Cuito Cuanavale à património mundial.

    Carolina Cerqueira fez igualmente menção a necessidade do reforço dos laços de amizade, cooperação e intercâmbio entre os dois países, com particular atenção ao património histórico, feira do livro, tendo defendido um intercâmbio anual através das actividades das bibliotecas e dos arquivos nacionais.

    WhatsApp Image 2018-04-13 at 12.40.24 WhatsApp Image 2018-04-13 at 12.40.25 (2) WhatsApp Image 2018-04-13 at 12.40.25 (3) WhatsApp Image 2018-04-13 at 12.40.25 (4) WhatsApp Image 2018-04-13 at 12.40.25 (5) WhatsApp Image 2018-04-13 at 12.40.25 (6) WhatsApp Image 2018-04-13 at 12.40.25 (7)

    Relativamente ao turismo cultural, Carolina Cerqueira considerou ser uma fonte de receitas para vários países e o Ministério da Cultura, em colaboração com outros sectores, trabalha para poder tirar dividendos e subsídios que possam ajudar a fortalecer a economia nacional, o crescimento económico e a diversificação da economia nacional.

    Por seu turno, o ministro sul-africano, Nkosinathi Mthethwa, prometeu o apoio para a elevação do Memorial do Cuito Cuanavale à património mundial, por se tratar de um sítio de grande importância na luta de libertação dos países da região da África Austral.

    Manifestou abertura para apoiar e reforçar a cooperação bilateral com Angola, por tratar-se de dois países e dois povos com longa história em comum.

    “Angola é a nossa segunda casa e como tal devemos trabalhar em conjunto para recordar às gerações mais novas da importância da batalha do Cuito Cuanavale no processo de libertação da Namíbia e do fim do Apartheid na África do Sul”, reforçou o governante sul-africano.

    Nkosinathi Mthethwa avançou que conta também com o apoio de Angola para a elevação do sítio Nelson Mandela a património mundial.

    Durante a sua estada em Angola, o governante sul-africano visitou o Memorial do Cuito Cuanavale, o Memorial Dr António Agostinho Neto e o Monumento do Soldado Desconhecido, assim como teve um encontro com o governador do Cuando Cubango, Pedro Mutindi.

    As repúblicas de Angola e da África do Sul mantêm relações de cooperação nos domínios político, diplomático, económico, comercial e defesa e segurança desde 1994, depois da queda do regime do Apartheid, que culminou com a eleição de Nelson Mandela a presidente, nas primeiras eleições democráticas multirraciais realizada no país mais a sul do continente africano.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Dom Caetano aborda dissabores com Carina Santos: “Se a cópia não convence, a música se esquece”

    Dom Caetano, com sua sólida argumentação, detalhou os dissabores que enfrentou com a artista Carina Santos devido à reprodução da música intitulada “Sou angolano”,...

    Banco BCS lança o seu primeiro fundo de investimento

    O Banco BCS, arrancou ontem com a subscrição de um fundo fechado especial de investimento em valores mobiliários, no valor global de 5.000.000.000 Kz. Destinado...

    Angola ocupa 4.ª posição no Ranking Africano de Futsal

    Por Helder Lourenço Após a recente realização do CAN`2024, em Rabat, Marrocos, Angola se destaca ao conquistar a quarta posição no ranking da Confederação Africana...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto