- Publicidade -

More

    Angola e Brasil avaliam cooperação cultural

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A formação de quadros nas áreas de museologia, arquivos, cinemateca, bibliotecas, preservação e restauro do património cultural mereceu nesta terça-feira, em Luanda, a atenção da ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, e do embaixador do Brasil, Paulino Franco de Carvalho Neto.

    Angola, na voz da ministra Carolina Cerqueira, que recebeu o embaixador brasileiro, Paulino Neto, em audiência, quer aproveitar a experiência brasileira nos vários domínios culturais para dotar os quadros angolanos de conhecimentos essenciais para a execução de acções de promoção, preservação e valorização da cultura angolana nos vários domínios.

    O Ministério da Cultura aposta na formação de quadros nas áreas de museologia, música (particularmente na vertente tradicional), arquivos, cinemateca, bibliotecários, entre outras, referiu a titular da pasta que solicitou na ocasião uma articulação permanente, incluindo a divulgação e intercâmbio de obras literárias, com vista à divulgação permanente da língua portuguesa e de outras línguas nacionais apreciadas e estudadas em círculos intelectuais brasileiros.

    Por seu turno, o diplomata brasileiro reafirmou os compromissos existentes entre os dois Estados na vertente cultural e destacou total disponibilidade para ajudar Angola a alcançar os objectivos preconizados no domínio cultural.

    Na ocasião aproveitou ainda para apresentar à ministra o cronograma da agenda cultural da Casa da Cultura Brasil/Angola para o ano 2018.

    Entre os programas consta um festival de cinema dedicado à mulher, o circuito internacional de teatro e uma exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa.

    Recordamos que as repúblicas de Angola e Federativa do Brasil assinaram em Maio de 2017, em Salvador (Brasil), um programa executivo conjunto entre os dois ministérios da Cultura tendente a formalizar linhas de trabalho no âmbito do Acordo Geral de Cooperação Científica, Técnica e Cultural existente desde 1980 entre os dois países.

    O programa conjunto de trabalho visa promover a cooperação cultural nas áreas do livro, leitura, literatura, bibliotecas, artes, música, audiovisual, património, museus e direitos de autor.

    As partes facilitarão, por meio de consultas mútuas, o intercâmbio de especialistas com vista a cooperação e assistência técnica, intercâmbio e investigação cultural, língua portuguesa, diversidade linguística e concertação nas organizações multilaterais.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto