- Publicidade -

More

    Angola melhora posição na classificação da transparência internacional

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A República de Angola melhorou 25 lugares no Índice da Transparência Internacional e ocupa a 142ª posição da tabela geral divulgada esta quinta-feira, por uma Organização Não Governamental (ONG) sedeada em Berlim (Alemanha).

    De acordo com a tabela da ONG Transparência Internacional, na qual se avalia a percepção da corrupção no sector público de 180 países, numa pontuação de zero (considerado como corrupto) a 100 (encarado como transparente), Angola faz parte de alguns países lusófonos e da África sub-sahariana que melhorou o seu desempenho.

    Angola melhora, assim, pelo terceiro ano consecutivo a sua avaliação em matéria de percepção da corrupção, depois de, em 2018, ter subido dois lugares, passando do 167.º para o 165.º com uma pontuação de 19, em 2019.

    No “ranking” de 2020, cinco países lusófonos melhoraram a sua classificação, designadamente Angola, Brasil, Timor Leste, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, enquanto Portugal, Moçambique e Guiné Equatorial são os três piores lusófonos.

    Posição de outros países

    A nível global, continuam na dianteira desta classificação a Dinamarca, Nova Zelândia, Finlândia, Singapura, Suécia e Suíça. Já entre os últimos lugares estão identificados países como a Síria, a Somália e o Sudão do Sul, entre outros.

    Corrupção e Covid-19

    Este ano, a Transparência Internacional (TI) identificou como critérios de avaliação a forma como os países lidaram com a pandemia de Covid-19, o investimento em cuidados de saúde e o impacto desta crise sobre as instituições democráticas.

    “A Covid-19 não é apenas uma crise da saúde e da economia. É uma crise da corrupção que não estamos, actualmente, a conseguir gerir”, considerou a TI, segundo a qual o ano 2020 colocou à prova os governos como nenhum outro e aqueles com níveis mais elevados de corrupção têm sido menos capazes de enfrentar o desafio”.

    A TI classifica 180 países e territórios pelo seu nível de percepção da corrupção no sector público, de acordo com especialistas e empresários. A classificação segue uma escala de zero a 100, onde zero é altamente corrompido e 100 é muito transparente.

    A Transparência Internacional é uma Organização Não-governamental que luta por “um mundo no qual governos, empresas, a sociedade civil e a vida das pessoas sejam livres de corrupção”.

    A TI foi fundada em Março de 1993. Possui mais de 100 secções em todo o mundo e um secretariado internacional, em Berlim.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto