- Publicidade -

More

    Angola e Moçambique formalizam isenção de vistos

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Os governos de Angola e Moçambique rubricaram na tarde desta sexta-feira, em Luanda, o acordo de supressão de vistos em passaportes ordinários.

    O protocolo foi assinado pelos ministros do Interior de Angola, Ângelo da Veiga Tavares, e de Moçambique, Jaime Basílio Monteiro, e visa o incremento da mobilidade dos cidadãos e dinamizar o fluxo de investimento e do turismo entre os dois países.

    A Angop apurou que o pacto aplica-se aos cidadãos nacionais dos países portadores de passaportes ordinários válidos, em turismo, férias, visitas, negócios privados, bem como em trânsito, por 30 dias, prorrogável uma única vez a título excepcional, sempre que razões ponderadas justifiquem.

    O acordo obriga a que os cidadãos dos dois países devem entrar e sair dos respectivos territórios unicamente através dos postos de entrada e sai legalmente estabelecidos e reconhecidos.

    O documento deverá ser submetido a aprovação dos Conselhos de Ministros dos respectivos países. Entre Angola e Moçambique já vigora a isenção de visto em passaportes oficiais diplomáticos e de serviço.

    Os dois ministros corroboram da ideia que a medida vai aproximar os dois povos e países, bem como incrementará o turismo e as trocas comerciais.

    O ministro angolano do Interior manifestou o interesse no alargamento da cooperação com as autoridades moçambicanas no domínio da segurança.

    Já o homólogo moçambicano considerou que a par do incremento do turismo, a supressão de visto pode galvanizar o desenvolvimento dos dois países.

    Jaime Basílio Monteiro falou do interesse de Moçambique aperfeiçoar as relações de irmandade e cooperação com Angola.

    Testemunharam a assinatura do acordo de isenção de visto em passaportes ordinários o secretário de Estado das Relações Exteriores de Angola, Tetê António, e altos funcionários dos ministérios angolano e moçambicano do Interior.

    O ministro moçambicano do Interior iniciou na quarta-feira uma visita de trabalho de quatro dias a Angola, com o objectivo de reforçar a cooperação no domínio da segurança pública.

    Entre Angola e Moçambique vigorava o acordo de cooperação em matéria de segurança e ordem interna de 13 de Novembro de 2003, assim como o protocolo adicional de cooperação no domínio policial, entre os comandos gerais da polícia dos dois Estados, celebrado a 16 de Junho de 2008.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Francisco Destino apela por cuidados com “burnout” e esgotamento físico

    Por: Lindeza Admizalda Francisco Destino, sociólogo angolano e conhecido estrategista de negócios, compartilhou nesta quarta-feira (12) que foi diagnosticado com esgotamento físico, conhecido como "burnout",...

    Mbala Nzola e Annabelle Semenou anunciam chegada do primeiro filho

    Por: Helder Lourenço O jogador internacional angolano Mbala Nzola e a modelo Annabelle Semenou anunciaram, nesta quarta-feira, 12 de junho, que estão à espera do...

    Cidade de Al Bayda na Líbia iluminada com imagem de Ary Papel

    Por: Helder Lourenço A cidade de Al Bayda, na Líbia, localizada nos arredores da capital, foi iluminada com a imagem do extremo angolano Manuel David...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto